O movimento Noroeste Com Vida criou uma central de acolhimento para orientar as pessoas que tenham algum sintoma de covid-19.
O lançamento oficial do projeto será nesta quarta-feira (1º), às 19h, por meio de uma reunião virtual para convidados por meio de aplicativo.
A central vai funcionar ao público a partir desta quinta-feira (2), por um número de WhatsApp, um número de telefone fixo e um chat virtual, no qual o usuário relata os sintomas e passa por uma triagem, que o orienta a ficar em casa ou procurar um serviço de saúde. O número a ser adicionado no WhatsApp é (18) 99614-8482, enquanto que o telefone fixo é (18) 3637-8090 e o link para o chat via plataforma Viki é https://bit.ly/noroestesp .
A central funcionará das 8h às 20h. Por enquanto, os funcionários estão trabalhando em regime de home office (em casa), mas nos próximos dias eles ficarão em um espaço na Secretaria de Saúde de Birigui. O projeto que permite a utilização de uma sala no Centro Médico de Especialidades foi aprovado na última sessão da Câmara dos Vereadores antes do recesso de julho, em regime de urgência.
O custo operacional da central será entre R$ 15 mil e R$ 20 mil por mês, custeado pelo Noroeste Com Vida.
Dados
Os dados colhidos dos usuários vão auxiliar na tomada de decisão acerca das medidas locais de isolamento social e nas ações de suporte da capacidade hospitalar instalada no município e nos serviços de referência da rede.
Para a operacionalização das ações, foi criado um comitê técnico para estruturar um checklist baseado nos protocolos existentes ao que se refere no acompanhamento de pessoas com sintomas da covid-19.
O acolhimento com classificação de risco é realizado por equipe da central, devidamente supervisionada por profissional técnico da saúde, que realizará a triagem e encaminhará o paciente à UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou serviço de saúde equivalente para atendimento médico. A pessoa pode ter a recomendação para ficar em casa, caso seja o mais pertinente, mas nesse caso terá também acompanhamento depois.
Também poderá ser feito encaminhamento pertinente à atenção especializada e, se necessário, a realização de testes para a covid-19, de acordo ao critério médico. Dependendo dos resultados, o médico responsável realiza a conduta necessária. O Departamento de Vigilância é acionado para acompanhamento do paciente, orientá-lo em intercorrências, e se necessário, auxilia na remoção novamente a uma unidade de saúde.