Opinião

Expedição ao rio Tietê reúne mais de 70 participantes

"Outras atividades estão programadas para acontecer ainda neste mês de maio, como por exemplo, a visita à nascente do rio Tietê, em Salesópolis"

Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê*
14/05/22 às 19h59
(Foto: Núcleo de Planejamentvo e Comunicação Integrada do Baixo Tietê/Divulgação)

No mês de abril deste ano, o Núcleo de Comunicação do Baixo Tietê acompanhou as atividades do Programa de Multiplicadores em Educação Ambiental, por meio de um passeio pelo rio Tietê. O programa é financiado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê. 

O objetivo dessa expedição foi a realização de visita técnica ao reservatório da usina de Nova Avanhandava em Buritama. A aula-passeio utilizou o barco Odisséia. O passeio contou com gincanas, onde foram abordados temas sobre as espécies de peixes encontradas naquela região do rio, como piau, piapara, tucunaré, traíra, mandi, tilápia, corvina, porquinho etc., e também entrevistas com autoridades locais sobre a importância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê para o desenvolvimento sustentável da bacia.

Alguns pontos fortes do evento se destacaram, como por exemplo a eclusagem – que é o processo por meio do qual uma embarcação é elevada a uma barragem, estando no leito de um rio com nível mais baixo e, para quem não entendia esse funcionamento, pode compreender a operação que viabiliza a navegação fluvial e ainda contribui como atrativo turístico.

Também, a possibilidade de observar belas paisagens, moradias e prainhas, a topografia e a vegetação no entorno do rio, bem como as diferentes espécies de pássaros, enriqueceu o passeio, contribuindo para que os participantes pudessem entender o grande potencial de lazer e turismo do rio e que movimenta a economia.

A expedição foi bastante educativa e contou com ajuda do comandante do barco que foi narrando as condições e usos do rio Tietê ao longo do percurso.

Outras atividades estão programadas para acontecer ainda neste mês de maio, como por exemplo, a visita à nascente do rio Tietê, em Salesópolis. Depois de junho, ocorrerá o encontro de encerramento para discussão das experiências adquiridas nos encontros formativos e visitas técnicas, finalizando com a realização do Seminário com a exposição de projetos do Comitê

(Foto: Divulgação)

*Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, que engloba 42 municípios da foz do rio Tietê, estando sua sede no DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), em Birigui
** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.

Gostaria de ter artigos publicados no Hojemais Araçatuba? Entre em contato pelo e-mail redacao@ata.hojemais.com.br 

LEIA TAMBÉM
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM OPINIÃO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.