No mês de abril deste ano, o Núcleo de Comunicação do Baixo Tietê acompanhou as atividades do Programa de Multiplicadores em Educação Ambiental, por meio de um passeio pelo rio Tietê. O programa é financiado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê.
O objetivo dessa expedição foi a realização de visita técnica ao reservatório da usina de Nova Avanhandava em Buritama. A aula-passeio utilizou o barco Odisséia. O passeio contou com gincanas, onde foram abordados temas sobre as espécies de peixes encontradas naquela região do rio, como piau, piapara, tucunaré, traíra, mandi, tilápia, corvina, porquinho etc., e também entrevistas com autoridades locais sobre a importância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê para o desenvolvimento sustentável da bacia.
Alguns pontos fortes do evento se destacaram, como por exemplo a eclusagem – que é o processo por meio do qual uma embarcação é elevada a uma barragem, estando no leito de um rio com nível mais baixo e, para quem não entendia esse funcionamento, pode compreender a operação que viabiliza a navegação fluvial e ainda contribui como atrativo turístico.
Também, a possibilidade de observar belas paisagens, moradias e prainhas, a topografia e a vegetação no entorno do rio, bem como as diferentes espécies de pássaros, enriqueceu o passeio, contribuindo para que os participantes pudessem entender o grande potencial de lazer e turismo do rio e que movimenta a economia.
A expedição foi bastante educativa e contou com ajuda do comandante do barco que foi narrando as condições e usos do rio Tietê ao longo do percurso.
Outras atividades estão programadas para acontecer ainda neste mês de maio, como por exemplo, a visita à nascente do rio Tietê, em Salesópolis. Depois de junho, ocorrerá o encontro de encerramento para discussão das experiências adquiridas nos encontros formativos e visitas técnicas, finalizando com a realização do Seminário com a exposição de projetos do Comitê