Política

Comissão tenta há 3 dias notificar prefeito de Birigui sobre investigação

Segundo a Prefeitura, Maffeis foi submetido a cirurgia de apendicite na noite de sexta-feira e na quarta-feira viajou para São Paulo

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
21/10/21 às 18h51

Os membros da CP (Comissão Processante) instaurada pela Câmara de Birigui (SP) tentam faz três dias notificar o prefeito Leandro Maffeis (PSL) para apresentar defesa prévia sobre a denúncia de suposta fraude na contratação emergencial da atual gestora do pronto-socorro municipal.

A denúncia foi acatada pelo Legislativo na sessão do último dia 12, com prazo de 90 dias para a investigação ser concluída. Entretanto, esse prazo começa a correr somente a partir da notificação do prefeito.

O presidente da Comissão, vereador José Luís Buchalla (Patriota), informou ao Hojemais Araçatuba que esteve na Prefeitura para fazer a notificação pela primeira vez na terça-feira (19), e a informação passada foi de que ele estaria despachando de casa. Porém, ao se dirigir ao local de residência de Maffeis, foi informado que ele não estava.

Na quarta-feira o prefeito novamente não estava novamente na Prefeitura e na casa dele disseram ao parlamentar que ele havia viajado pra São Paulo. Segundo o presidente da CP, somente nesta quinta-feira a Prefeitura confirmou que ele teria ido para São Paulo, com retorno previsto para amanhã.

Cirurgia

A reportagem recebeu informação durante o final de semana de que o prefeito de Birigui havia sido submetido a uma cirurgia de emergência. Buchalla informou que soube dessa possível cirurgia em postagens nas redes sociais, porém, oficialmente a Câmara não foi notificada.

Como o vice-prefeito de Birigui morreu, em caso de afastamento do prefeito, quem assumiria a Prefeitura seria o presidente da Câmara, por isso haveria a necessidade de notificação.

Foto publicada no Instagram do prefeito de Birigui nesta quinta-feira, sobre visita a diretorio de partidos políticos em São Paulo (Foto: Reprodução)

Apendicite

A Prefeitura confirmou por meio da assessoria de imprensa que Leandro Maffeis foi submetido a cirurgia de apendicite na noite da última sexta-feira (15). Entretanto, de acordo com a administração municipal, mesmo operado, ele permaneceu despachando de sua residência, não sendo necessário seu afastamento da Prefeitura.

Ainda de acordo com o que foi divulgado, o prefeito viajou ontem para São Paulo, em cumprimento a agendas de trabalho. “Na noite de ontem ele participou de premiação do Grupo Bandeirantes, que premiou gestores municipais que foram destaques no Prêmio Band Cidades Excelentes. Hoje ele teve reuniões com assessores de deputados, conforme publicado em suas redes sociais. A previsão de retorno é nesta sexta-feira”, informa a nota.

A foto do prefeito com o prêmio citado pela assessoria de imprensa foi publicada nesta quinta-feira no Instagram pessoal dele. A reportagem constatou que após ser feita uma postagem na sexta-feira comunicando sobre as inscrições para a segunda etapa do Bolsa Empreendedor, não houve publicações no final de semana.

Leandro Maffeis publicou foto dele na terça-feira recebendo visita em casa no café da manhã (Foto: Reprodução)

Café

Na segunda-feira foi postada uma homenagem ao Dia do Médico e na terça-feira Leandro Maffeis publicou foto de um café da manhã que seria na casa dele, informando que ainda estaria de repouso, mas com visita de pessoas maravilhosas. “Mesmo sem poder ir ao gabinete, estamos trabalhando em casa. O trabalho a tudo vence", escreveu.

E hoje foram feitas duas publicações, uma sobre visita ao diretório estadual do PSL em São Paulo, em encontro com o secretário parlamentar do deputado federal Júnior Bozzella, André de Aguiar Siqueira; ao diretório estadual do PSD com João Francisco Aprá, assessor do presidente do partido, Gilberto Kassab.

Na foto o prefeito está acompanhado do chefe de Gabinete, Alex Brasileiro, e volta a citar a cirurgia. “Mesmo me recuperando de uma cirurgia recente, sigo trabalhando em buscas de melhorias para Birigui, em prol de todos biriguienses”, escreveu.

E já no final da tarde, foi publicado um vídeo do prefeito agradecendo o Grupo Bandeirantes pelo prêmio citado pela assessoria de imprensa.

Prefeito de Birigui apresenta prêmios que recebeu em cerimônia em São Paulo na quarta-feira (Foto: Reprodução)

Investigação

Esta é a segunda CP instaurada pela Câmara após denúncia contra o prefeito de Birigui. No início da semana, a Justiça concedeu liminar determinando a suspensão da primeira, instaurada em abril para investigar suposto ato de improbidade administrativa praticado por ele na condução do pronto-socorro municipal durante a pandemia.

O Poder Judiciário acatou pedido do chefe do Executivo, que argumentou já ter sido expirado o prazo de 90 dias para conclusão dos trabalhos, conforme prevê a legislação.

A comissão alega que algumas testemunhas não atenderam a convocação para prestar depoimento, por isso também recorreu à Justiça e aguarda um posicionamento.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.