Política

Morre o ex-prefeito de Penápolis, Edson Geraissate

Prefeito Caique Rossi decretou luto oficial no município; corpo deve ser cremado em Araçatuba

Agência Trio Notícias
22/04/24 às 11h24
Edson Geraissate tinha 96 anos (Foto: AI/Câmara de Penápolis)

O ex-prefeito de Penápolis (SP), Edison João Geraissate, morreu aos 96 anos, no domingo (21). A causa da morte não foi divulgada pelos familiares e o velório acontece na manhã desta segunda-feira (22), na Câmara Municipal.

De acordo com a empresa funerária Bom Pastor de Penápolis, responsável pelo funeral, o corpo deve ser cremado em Araçatuba. O prefeito Caique Rossi (PSD), decretou luto oficial no município em homenagem ao ex-prefeito.

Engenheiro civil de formação, Edison Geraissate administrou Penápolis entre 1964 e 1969 e na década de 1980 ele foi vice-prefeito na gestão do médico João Carlos D’Elia. Sempre muito atuante na política local, em novembro de 2018 ele foi homenageado pela Câmara com o título de Filho Ilustre de Penápolis.

A honraria foi concedida pelo vereador Ivan Sammarco, que foi pessoalmente à casa dele na ocasião para fazer a homenagem, acompanhado do então presidente da Câmara Municipal, Rubinho Bertolini.

Feitos

Na ocasião, Sammarco destacou entre outras coisas, que o ex-prefeito foi o responsável pela criação da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis); foi um dos fundadores do Clube Penapolense; construiu o ginásio municipal de esportes Antônio Castilho Braga, conhecido como “Gigantão Azul” , que foi inaugurado em 1967; levou água para a Vila Fátima; e assinou o decreto de doação da área onde está instalado o Colégio Técnico Agrícola de Penápolis.

Como empresário, foi sócio nas empresas Lajeado Indústria e Comércio de Materiais de Construções; na Sopenco (Sociedade Penapolense de Engenharia e Construção Ltda); e na Incopa (Indústria e Comércio de Papéis Penápolis). Foi um dos fundadores do Clube Penapolense.

Biografia

Filho de João Jorge Geraissate e de Rosalina Dualibi Geraissate, Edison Geraissate nasceu em 25 de fevereiro de 1928, em Penápolis. Ele estudou no 1º Grupo Escolar de Penápolis, que hoje é a escola estadual Luiz Chrysóstomo de Oliveira e participou da primeira turma de ginasial da escola Dr. Carlos Sampaio Filho, inaugurada em junho de 1939.

Ele formou-se engenheiro civil pela Universidade Federal do Paraná em 1952 e iniciou a vida profissional com a elaboração do projeto da construção do Hospital Espírita Discípulos de Jesus, na rua Dr. Ramalho Franco.

Em 1952 ele casou-se com Iraídes Anhenzini e o casal teve cinco filhos: Edison, Yeda, Newton, Ernani e Shirlene.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.