O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (22), a criação do Programa de Bolsa Permanência no âmbito do Programa Mais Médicos (PBP-PMM) , que oferecerá auxílio financeiro mensal a estudantes de medicina em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 655/2025 , publicada no Diário Oficial da União.
O objetivo do programa é garantir que estudantes de baixa renda possam concluir a graduação, reduzindo a evasão em cursos de medicina credenciados pelo Mais Médicos. O valor da bolsa será definido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mas não poderá ser inferior a R$ 700, equivalente à bolsa de iniciação científica. O pagamento será feito diretamente ao beneficiário, após homologação mensal da matrícula pela instituição de ensino.
Para receber o benefício, o estudante deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025) e, no caso de instituições particulares, ser bolsista integral. Não será permitido acumular o PBP-PMM com outra bolsa federal de permanência, como a concedida a estudantes de universidades federais de medicina.
O processo de seleção ficará sob responsabilidade das instituições de ensino superior, que priorizarão alunos com menor renda e aqueles que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou ingressaram na universidade por meio de cotas sociais.
A bolsa poderá ser suspensa ou cancelada em casos de trancamento de matrícula, troca de curso, perda da bolsa integral em faculdades particulares ou rendimento acadêmico inferior a 75% de aprovação nas disciplinas.
O PBP-PMM faz parte das ações do governo para fortalecer a formação de profissionais da saúde, com foco na ampliação do atendimento médico em regiões carentes do país.
Com informações de Agência Brasil.
