O Ministério da Educação (MEC) lançou uma consulta nacional para avaliar como as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) estão sendo incorporadas às práticas pedagógicas nas escolas públicas. A pesquisa, direcionada a dirigentes e secretários municipais de educação, pode ser respondida até 31 de janeiro por meio de um formulário online, disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). O link também foi enviado por e-mail aos gestores.
Esta é a primeira iniciativa de diagnóstico do programa, com previsão de novas consultas em 2025. O objetivo é identificar como os materiais do PNLD contribuem para a qualidade da educação e o impacto no ensino-aprendizagem, além de buscar subsídios para possíveis melhorias no programa.
Realizada pela Secretaria de Educação Básica do MEC, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD), a pesquisa já contou com a participação de professores, que ofereceram suas avaliações sobre o programa.
O processo conta com o apoio de instituições como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além de diversas coordenadorias do MEC.
