Na próxima sexta-feira (26), terminam as inscrições para o processo seletivo de mobilizadores estaduais do Projeto de Educação Permanente para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Sistema Único de Saúde (SUS), conhecido como Nós na Rede.
Essa iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Estão disponíveis 50 vagas em todo o país para mobilizadores estaduais, que irão apoiar a equipe nacional no desenvolvimento das atividades do projeto nos territórios e na articulação com as redes locais de saúde. Os selecionados atuarão na unidade federativa correspondente à vaga ofertada e participarão de um curso de capacitação presencial em Brasília.
Podem se candidatar profissionais com nível superior nas áreas de ciências da saúde, humanas e sociais, que possuam experiência ou qualificação nas áreas especificadas no edital. A remuneração será feita por meio de bolsas, com vigência de três meses, podendo ser prorrogadas conforme as necessidades, disponibilidade de recursos e duração do projeto. O valor da bolsa é de R$ 7 mil por mês. A convocação para o processo seletivo será realizada por e-mail ou telefone, com base nos dados fornecidos pelos candidatos.
O projeto Nós na Rede oferecerá um curso de atualização para qualificar profissionais de saúde da RAPS no cuidado das pessoas em sofrimento mental. O curso, no formato híbrido e com 120 horas, visa promover a reorganização dos fluxos e novas práticas de cuidado das equipes, fortalecendo a atenção psicossocial, a lógica da redução de danos e o cuidado em liberdade.
Essa iniciativa faz parte das ações do Ministério da Saúde para atender às demandas de atenção à saúde de pessoas em sofrimento mental e que fazem uso de drogas, bem como pessoas com transtornos mentais e em conflito com a lei.
Clique aqui para se inscrever.
