Cultura

Fotógrafo e Cultura de São Paulo firmam convênio para exposição em 10 cidades

O repórter fotográfico Moisés Eustáquio Oliveira, 57, do Jornal Impacto Online, assinou um contrato com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo

Hojemais Três Lagoas
09/11/19 às 21h02
Foto: ,Moises Eustaquio- Jornal Impacto Online

O repórter fotográfico Moisés Eustáquio Oliveira, 57, do Jornal Impacto Online, assinou na última sexta-feira 2, contrato com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado para realizar a Exposição “Rios e Lagos Paulista, Cores e Vida sob a Arte da Fotografia”.

O projeto foi selecionado pelo Edital Nº 10/2019, do Programa de Ação Cultural - PROAC - “Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Exposições inéditas de artes visuais no Estado”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A mostra será desenvolvida em dez cidades com o objetivo de exibir imagens de rios e lagos do entorno regional. São elas: Andradina, Castilho, Ilha Solteira, Itapura, Sud Mennucci, Panorama, Pereira Barreto, Presidente Epitácio, Santa Fé do Sul e Valparaíso.

A exposição reúne 50 fotografias inéditas, de rios e lagos do interior paulista. São destaques as cores e a vida no contexto dos rios Tietê, Paraná, do Peixe, São José dos Dourados e o Aguapeí (Feio), onde se encontra o Cervo-do-Pantanal no estado de São Paulo.

Nos municípios que receberão a exposição será ofertado gratuitamente o workshop “Fotografia e Natureza: a arte de clicar o surpreendente”. O cronograma da mostra será definido ainda essa semana.

As exposições terão duração de 10 a 15 dias em cada localidade e terão a coordenação de Fernando Magno, responsável pela elaboração do projeto e detentor de vasta experiência na área de gestão e produção cultural.

Foto: Moises Eustaqui-Jornal Impacto Online
Foto: Moises Eustaquio-Jornal Impacto Online

POTENCIAL E RELEVÂNCIA DO PROJETO

Vivemos um momento de profundo debates acerca da preservação da natureza, das políticas de proteção à Amazônia e ao meio ambiente como um todo.

A conexão artística da fotografia de Moises Eustáquio com a natureza dos rios e lagos do interior paulista é resultado de sua sensibilidade, do cuidado em captar cores e movimentos que a olhos nus poderiam passar despercebidos, um desejo oculto que aflora no movimento entre a pausa na respiração e o click sob o olhar de uma tela natural, que se desnuda à percepção humana.

O potencial e a relevância desse projeto está em propiciar aos expectadores esse encontro sensível com a natureza, provocando e resgatando uma experiência afetiva, talvez adormecida no indivíduo pelo isolamento do mundo contemporâneo, fazendo-o sentir a natureza, provocando a compreensão de que é parte intrínseca e fundamental à sua existência.

A linguagem artística da fotografia, por sua sensibilidade, é capaz de restabelecer conexões perdidas pela humanidade ao longo de sua caminhada.

Foto: Moises Eustaqui
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CULTURA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.