No dia 19 de novembro de 2018 os alunos do curso de Medicina da UFMS do Campus de Três Lagoas deram início a uma greve estudantil reivindicando uma resolução para a atual maneira de preenchimento das vagas ociosas que superlota as turmas iniciais e tem por consequência a inviabilização das aulas práticas nas unidades de saúde da cidade e nos laboratórios da Universidade.
O curso ainda não conta com um hospital próprio, que está em obras, e o hospital conveniado com a Universidade não comporta uma turma com mais de 60 alunos. Diante desse cenário foi considerado que o preenchimento ocorre de maneira inadequada, pois afeta a qualidade do curso.
Após 8 dias de greve estudantil e inúmeros debates com a reitoria da UFMS e com o coordenador do curso, os acadêmicos optaram pelo fim da greve. No entanto os alunos pontuam que a greve só foi encerrada pelos seguintes fatos:
A mobilização dos alunos criou um importante canal de comunicação com a reitoria situada em Campo Grande, e fez com que ela olhasse as condições do curso de medicina de Três Lagoas percebendo as suas deficiências e necessidades.
Diante disso, os alunos do curso retornarão as suas atividades curriculares, no entanto afirmaram que não deixaram de lutar pelos seus direitos a uma educação de qualidade, e aguardam os prazos e promessas serem respeitados e cumpridas para que todos os alunos possuam atividades que supram o conhecimento imprescindível para sua formação.