Geral

Defesa Civil redobra os cuidados durante chuvas de verão

Órgão disponibilizou o número de celular com Whatsapp (67) 9-9290-2098 para que a população possa entrar em contato

Thais Dias - Hojemais Três Lagoas
22/02/20 às 07h00
Período de chuvas (Foto: Albecyr Pedro)

O verão que vai até o dia 21 de março, é a estação do ano com a maior incidência de tempestades severas.

O fenômeno ocorre devido ao choque de massas de ar frio que ainda ficam presentes no hemisfério sul e as massas de ar quente que começam a intensificar ao longo da estação, conforme explica a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, Franciane Rodrigues.

“Desse encontro de massas de ar de diferentes temperaturas, resultam nas condições adversas como tempestades, raios, vendavais e granizo”, define.

Preocupada com isto, a Defesa Civil de Três Lagoas, se prevenindo contra possíveis contratempos que possam acontecer devido a temporais e até mesmo ações do próprio homem, disponibilizou um número de celular com Whatsapp para que a população possa entrar em contato e informar ocorrências.

O número é o (67) 9-9290-2098 e também está disponível no site oficial da Prefeitura e Três Lagoas, na área de serviços online, na aba emergências, junto ao telefone da Polícia Militar, Detran, SAMU e Corpo de Bombeiros.

“É importante que os cidadãos saibam o número do Whatsapp da Defesa Civil, para que cooperem com o nosso trabalho para que possamos restabelecer a ordem após qualquer incidente”, afirmou Paulo Leite Menezes, responsável pela Defesa Civil em Três Lagoas.

Além disso, as fotos e vídeos que forem enviados, também servirão para alimentar o banco de dados do Ministério da Integração, para decretar estados de emergência ou calamidade.

Além do telefone disponível no site, em breve, a Defesa Civil terá uma página dentro do Portal Oficial da Prefeitura (www.treslagoas.ms.gov.br), com informações gerais, perguntas frequentes, principais números de contato, informações sobre o clima, as últimas notícias climáticas, dentre outras ferramentas.

Em caso de ocorrências, o coordenador estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, tenente coronel Fábio Catarineli, dá algumas dicas de como a população deve agir em caso de ocorrência de condições adversas de tempo.

Nas residências ou apartamentos: Não tentar consertar o telhado quando estiver chovendo. Desligar aparelhos elétricos. Verificar galhos muito próximos a fiação, ou em estado de putrefação.

Caso haja, providenciar a poda preventiva com profissional/empresa capacitada para fazê-lo.

Verificar calhas a fim de evitar entupimentos nas saídas de água da residência. E nos condomínios onde há para-raios, verificar se está de acordo com as normas de segurança.

Nas ruas: Se estiver em via pública, e notar que a água ultrapassou o meio fio, a orientação é fazer o desvio. Não é seguro avançar em áreas alagadas, pois há risco de cair em bueiros ou furar o pneu do veículo.

A exemplo da Capital que possui muitos córregos, pode ocorrer enxurradas fortes. Em caso de chuvas de granizo, importante buscar abrigo seguro.

Se estiver dentro do veículo, procurar lugar seguro, de preferência longe de árvores.

Também é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

A dica maior de acordo com Cel Catarineli, é não se colocar em posição de risco, seja de moto, carro, bicicleta, ou a pé, e em caso de acidentes, acionar o Corpo de Bombeiros no 193.

“A Defesa Civil junto com o Cemtec segue monitorando, e em caso de risco de tempestades irá emitir alerta via SMS para os números cadastrados das regiões que possam ser afetadas”, pontua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.