AO VIVO
Geral

Hospital Auxiliadora aguarda posicionamento da UFMS

Através de ofício encaminhado a instituição, o Auxiliadora relatou as oportunidades de melhoria para atender os acadêmicos de medicina

Dayane Milani - Hojemais Três Lagoas
09/12/18 às 11h48
Oficio informa que a vigência do contrato termina no dia 19 de janeiro de 2019, e não será prorrogado. (Foto: Arquivo / Hojemais)

A noticia que os acadêmicos do curso de medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Campus Três Lagoas, correm o risco de ficarem sem local para estagiar em 2019, causou preocupação e surpresa nos alunos do curso e na sociedade três-lagoenses.

Através de nota o Hospital Auxiliadora informou que o termo de cooperação entre o hospital e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), especificamente sobre o curso de medicina, se encerra no dia 19 de janeiro de 2019. A nota explica que o Auxiliadora enviou um ofício relatando as oportunidades de melhoria para atender os acadêmicos de medicina de Três Lagoas e aguarda um posicionamento da instituição de ensino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entenda

Na segunda-feira (3) o Hospital Auxiliadora encaminhou um oficio, ao reitor da universidade, Marcelo Augusto Santos Turine. No documento o Hospital faz referencia ao Termo de Acordo de Cooperação assinado entre a instituição e a UFMS em 19 de janeiro deste ano.

O oficio informa que a vigência do contrato termina no dia 19 de janeiro de 2019, e não será prorrogado.

“Nós vivenciamos o esforço necessário para que pudéssemos conseguir o convênio com o Hospital Auxiliadora e sabemos da importância de um hospital para a formação médica. disse Leonardo Matsumoto, representante do Centro Acadêmico do curso de medicina da UFMS, Campus Três Lagoas.

O que preocupa os acadêmicos é a possibilidade deste contrato não ser renovado, já que o oficio afirma que a data não será estendida. “Nós vivenciamos o esforço necessário para que pudéssemos conseguir o convênio com o Hospital Auxiliadora e sabemos da importância de um hospital para a formação médica. É lá onde aprendemos a examinar um paciente corretamente, fazer diagnósticos e prescrever condutas adequadas. Sem um hospital é impossível adquirirmos habilidades práticas essenciais para nossa profissão. Lamentamos esse acontecimento e esperamos que a UFMS e os Poderes Públicos consigam soluções para esse problema”, disse Leonardo Matsumoto, representante do Centro Acadêmico do curso de medicina da UFMS, Campus Três Lagoas.

O Hospital alega que o desequilíbrio financeiro experimentado pela instituição durante todo o ano de 2018, somado a ausência do valor repassado pelo Poder Publico, solicitado pela Instituição na renovação da contratualização com o SUS (Sistema Único de Saúde), impossibilitam fornecer as condições adequadas que merecem os acadêmicos.

De acordo com o oficio, o Hospital Auxiliadora, alertou a UFMS em diversas reuniões, da falta de condições financeiras para o custeio de todas as atividades e presença dos alunos e proporcionar as condições de acomodação, estudos, descanso, local para alimentação, reuniões, materiais, entre outros.

O Hospital afirma que a situação se agrava com a expectativa de aumento do numero de acadêmicos que a UFMS pretende inserir nas atividades dentro do Hospital em 2019.

O documento foi assinado por diretores e advogados do Hospital Auxiliadora.

LEIA TAMBÉM
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.