O Lar dos Idosos Eurípedes Barsanulpho celebrou 72 anos de trabalho contínuo, na última quinta-feira (17), conforme o compartilhado pela equipe nas redes sociais. A data de comemoração é referente a elaboração do Regimento Interno, em 1951. São décadas destinadas para o amparo daqueles que mais precisam, tudo teve início em 1947, quando o Centro Espírita "A Caminho da Luz" foi fundado, em 9 de abril, como uma sociedade de natureza espiritualista dedicada a propósitos doutrinários e caritativos.
Inicialmente, surgiu a ideia de construir um sanatório, porém, diante das dificuldades, a opção foi por erguer um galpão nos fundos do prédio da sede, que na época consistia em apenas uma sala de reuniões. Esse galpão abrigava uma farmácia e dois quartos para oferecer abrigo temporário a pessoas doentes e desamparadas, que não tinham recursos para assistência médica.
Em 1950, uma comissão formada por Ivan Mena Gonçalves, Otávio Sigefredo Roriz e Waldemar Amadeu Falco liderou a construção da "Vila dos Pobres", utilizando doações angariadas. A vila foi concebida com diversos pequenos cômodos. Com registro em ata do dia 17 de agosto de 1951, ocorreu a elaboração do Regimento Interno da vida dos pobres. Somente em 1957, um Regimento Interno foi elaborado para regular a vida dos assistidos. Neste ano, a "Vila dos Pobres" passou a ser chamada de asilo, oferecendo suporte a 18 desamparados com roupas, calçados, alimentação, medicamentos e assistência médica.
