Médicos cubanos que faziam parte do programa Mais Médicos começam a voltar para Havana nesta quinta-feira, 22. Estão confirmados, até sábado, cinco voos para a ilha, partindo de Manaus, Brasília, Salvador e São Paulo. A expectativa, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que está auxiliando os profissionais no traslado, é de que até 12 de dezembro 8.300 médicos deixem o Brasil.
Os primeiros profissionais cubanos do Mais Médicos desembarcaram no Brasil, em 2013, para trabalhar em unidades básicas de saúde, por meio de uma cooperação entre os dois países e o organismo internacional. O programa que chegou a ter 11.000 médicos cubanos foi sendo gradualmente enxugado, processo que foi acelerado com as declarações do presidente eleito, Jair Bolsonaro.
O deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), nomeado como futuro ministro da Saúde, disse em entrevista coletiva, na terça-feira, que o Brasil precisa de políticas de saúde sustentáveis e não de “improvisações”. “Esse era um dos riscos de se fazer um convênio e terceirizar uma mão de obra tão essencial. Os critérios, à época, me parece que eram muito mais um convênio entre Cuba e o PT, e não entre Cuba e o Brasil, porque não houve uma tratativa bilateral e, sim, uma ruptura unilateral”, afirmou, na ocasião.
O governo cubano anunciou, na semana passada, que vai retirar os médicos do programa, citando que Bolsonaro vem fazendo “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” à presença dos profissionais no Brasil.
Um edital para substituir os médicos cubanos foi publicado pelo governo na terça-feira, com inscrições abertas até o dia 25 de novembro. São 8.300 vagas para 2.800 municípios, além de 34 distritos indígenas. O valor da bolsa, válida apenas para médicos formados no Brasil ou com diploma estrangeiro validado, é de 11.865 reais (o mesmo pago atualmente ao governo cubano) e os interessados têm até dia 7 de dezembro para comparecer ao município escolhido. Se for necessário, outro edital será lançado em 7 de novembro, desta vez para médicos sem a validação de diploma.