AO VIVO
Polícia

Advogados de MS são presos por desvio em remédios contra o câncer

Operação conjunta mira esquema que manipulava processos judiciais para desviar recursos públicos destinados a medicamentos de alto custo para pacientes com câncer.

Da Redação - Hojemais Três Lagoas
23/04/26 às 09h11
Agentes cumprem mandados em escritório de advogados (Pietra Dorneles, Jornal Midiamax)

Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (23) em Campo Grande resultou na prisão de dois advogados suspeitos de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos destinados à compra de medicamentos oncológicos.

Os mandados foram cumpridos em um escritório de advocacia localizado no bairro Jardim Bela Vista, onde os investigados foram encontrados e levados para a delegacia. Até a publicação desta matéria, não houve retorno das defesas.

A ação contou com a atuação conjunta da Receita Federal e das Polícias Civis de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Ao todo, 99 agentes participaram do cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso — formado por ex-servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES), advogados e empresários — atuava explorando pacientes com câncer em situação de vulnerabilidade que buscavam na Justiça o acesso a medicamentos de alto custo.

O esquema consistia na apresentação de orçamentos adulterados, com valores acima dos praticados no mercado, com o objetivo de influenciar decisões judiciais e garantir a liberação de quantias maiores.

Após o repasse dos recursos, cerca de 70% do valor era desviado pelos envolvidos, sob a alegação de despesas com assessoria. Além disso, para ampliar os lucros, o grupo importava medicamentos sem registro e sem garantia de procedência da Vigilância Sanitária, colocando em risco a saúde dos pacientes.

 

Para dar aparência de legalidade, os investigados ainda utilizavam documentos falsificados na prestação de contas apresentada à Justiça, ocultando as irregularidades do esquema. ( As informações são do Midiamax)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍCIA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.