AO VIVO
Política

Comissão aprova projeto de Lei do deputado João Grandão que propõe criação do Programa Estadual de Alimentos Artesanais

Reunião da Comissão Constituição, Justiça e Redação (CCJR) realizada nesta terça-feira (25) no ‘plenarinho’ da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao Projeto de Lei 132/2015, de autoria do deputado João Grandão (PT/MS), que propõe a criação do Programa Estadual de Certificação de Qualidade de Alimentos Artesanais da Agricultura Familiar.

Assessoria de Comunicação
26/08/15 às 07h16
(Reprodução/Assessoria de comunicação)

Reunião da Comissão Constituição, Justiça e Redação (CCJR) realizada nesta terça-feira (25) no ‘plenarinho’ da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao Projeto de Lei 132/2015, de autoria do deputado João Grandão (PT/MS), que propõe a criação do Programa Estadual de Certificação de Qualidade de Alimentos Artesanais da Agricultura Familiar.

Apresentada por Grandão no último dia 17 de julho, a proposta é relevante não só para os produtores rurais como também para os consumidores do Estado e deve seguir agora para votação em sessão do plenário.

De acordo com o PL 132/15, os alimentos artesanais de origem da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul poderão receber uma certificação de qualidade. O Programa Estadual de Certificação de Alimentos Artesanais da Agricultura Familiar terá como objetivo certificar produtos produzidos com características tradicionais, culturais ou regionais e em conformidade com as leis sanitárias exigidas e que tenham uma produção não caracterizada como industrial. Segundo a proposta, poderão ser cadastrados neste programa todos os alimentos de produção artesanal que estejam classificados como alimentos de baixo e médio risco de contaminação e para aderir ao programa o produtor recolherá aos cofres do Estado, quatro Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) anualmente, o equivalente neste mês a R$ 86,24. A certificação será concedida pela Vigilância Sanitária Estadual, a quem caberá a responsabilidade pelo programa. Os produtores certificados serão apenas de Mato Grosso do Sul e terão direito de utilizar o selo somente no produto que esteja cadastrado e liberado pela equipe técnica do programa.O Poder Executivo Estadual, a partir de 90 dias contados da publicação da Lei, deverá regulamentar esta proposta. “Agricultura Familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agro biodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais”, justificou o deputado João Grandão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.