AO VIVO
Saúde

Anvisa suspende 30 dispositivos médicos após irregularidades em fabricante

Entre os produtos suspensos estão agulhas para caneta de insulina, fitas de glicose, luvas e medidores utilizados em exames.

Thais Constantino  - Hoje Mais Três Lagoas 
30/03/26 às 12h37
Foto: Divulgação | Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, comercialização e distribuição de 30 dispositivos médicos da empresa Biomolecular Technology Comércio, Importação, Exportação e Distribuição de Materiais Médicos e Laboratoriais Ltda. A decisão foi anunciada após inspeção realizada na empresa identificar irregularidades no processo de produção.

Segundo o órgão regulador, foram constatadas falhas no cumprimento das Boas Práticas de Fabricação de Dispositivos Médicos, previstas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 665/2022. A medida vale para todos os lotes dos produtos fabricados a partir de 16 de março de 2026.

Entre os itens suspensos estão agulhas descartáveis para canetas de insulina, fitas para medição de glicose, lancetas, luvas e equipamentos utilizados no monitoramento da glicemia, além de alguns sistemas de controle e softwares relacionados à gestão de exames laboratoriais.

De acordo com informações divulgadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) , a suspensão tem caráter preventivo e visa garantir a segurança e a qualidade dos produtos utilizados em procedimentos de saúde.

Entre os principais dispositivos incluídos na determinação estão:

  • Agulhas descartáveis para canetas de insulina Ok Biotech;
  • Fitas teste para medição de glicose sanguínea das linhas Ok Pro, Ok Infinite e Ok Meter Match;
  • Medidores de glicose sanguínea das linhas Ok Meter Match e Bioland;
  • Soluções de controle para testes de glicemia;
  • Lancetas, lancetadores e lancetas de segurança;
  • Luvas nitrílicas sem pó e luvas nitrílicas com PVC;
  • Equipamentos laboratoriais, como homogeneizadoras para bolsas de sangue e extratores de plasma.

A Anvisa reforça que a medida busca assegurar que dispositivos médicos comercializados no país atendam aos padrões de qualidade e segurança exigidos pela legislação sanitária.

Caso sejam identificados no mercado, os produtos afetados pela decisão não devem ser utilizados, comercializados ou distribuídos até que a situação seja regularizada junto ao órgão regulador.

 
 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM SAÚDE
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.