Bruzadin Odontologia

Atenção mamães! Acompanhamento gestacional deve incluir o pré-natal odontológico

No ano de 2015, a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), realizou um estudo onde 88 mulheres foram acompanhadas durante a gravidez e ao final foi comprovado que 83% das gestantes apresentaram algum problema periodontal no decorrer da gestação.

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
24/03/20 às 08h04

Durante a gestação muito se fala sobre a importância do pré-natal, acompanhamento esse que visa a prevenção e detecção precoce de doenças, tanto maternas como fetais. Mas você sabia que o acompanhamento odontológico também deve fazer parte do pré-natal? – Isso mesmo, o tema é pouco abordado, mas de acordo com Associação Brasileira de Odontologia o pré-natal odontológico é fundamental. “Por que devo fazer esse acompanhamento?” – Bom, se o questionamento é esse, então continue a leitura que nós vamos nos aprofundar no assunto.

Segundo os profissionais da Clínica Bruzadin Odontologia, as alterações hormonais são bastante comuns durante o período gestacional, assim como o aumento dos hormônios estrogênio e progesterona, condição essa que contribui para o agravamento de doenças periodontais, como sangramento gengival. 

No ano de 2015, a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), realizou um estudo onde 88 mulheres foram acompanhadas durante a gravidez e ao final 83% das mamães apresentaram algum problema periodontal no decorrer da gestação, entre inflamação e infecção na gengiva. 

Esse processo ocorre justamente devido às mudanças hormonais. Além disso nesse período ainda ocorre a vasodilatação (dilatação ou alargamento dos vasos sanguíneos), aumentando ainda as respostas inflamatórias. Vale ressaltar que muitas gestantes ainda sentem enjoos e vômitos frequentes e isso contribui para o aumento da acidez bucal, favorecendo o desenvolvimento de bactérias. Ou seja, a gravidez não é a responsável pelo surgimento de doenças periodontais, ela apenas potencializa os riscos de desenvolvimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Higienização Bucal
Ainda de acordo com os profissionais da Clínica Bruzadin, não é necessário pânico por parte das gestantes, apenas alguns cuidados básicos, como a higiene feita de maneira adequada, ou seja, com uso de fio dental e uma escova com cerdas macias. Além disso, a avaliação odontológica durante a gestação também é de extrema importância. 


Alimentação
Sim mamães, a alimentação tem grande influência nesse período, isso porque o consumo em excesso de alimentos açucarados ainda pode contribuir para o desenvolvimento das famosas cáries. 

Primeiros 1000 dias de vida e a saúde bucal
Esse período conta desde a gestação e se estende até os dois anos de idade da criança, sendo uma fase crucial para o crescimento e desenvolvimento infantil. Diante desse contexto a odontologia é de extrema importância e por isso deve estar presente ainda no pré natal, visando orientações, prevenção e cuidados com as gestantes e recém-nascidos, enfatizando hábitos nutricionais e de higiene, educando para a saúde e detectando precocemente alterações que possam vir a prejudicar o pleno funcionamento físico, cognitivo e psicoemocional da criança.

Durante as consultas dos mil dias, ainda é abordado temas como aleitamento, boas práticas alimentares e prevenção a doenças bucais. Temas esses que irão favorecer a formação das estruturas orofaciais do bebê. 

Portanto, o pré-natal odontológico deve sim fazer parte do período gestacional, e quando essa prática é adotada a gestante evita o risco de complicações em um momento tão especial como esse. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre saúde bucal? Então siga a Bruzadin Odontologia nas redes sociais e aproveite também para marcar a sua avaliação

A Bruzadin Odontologia começou devido a necessidade de expandir novos horizontes. Observando esse cenário e pensando na facilidade e bem estar, foi decidido montar uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais especialistas nas áreas de estética odontológica, endodontia, odontopediatria, ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial, extração de terceiros molares, enxertos ósseos, cirurgia oral menor, harmonização orofacial.

Além disso, todo o espaço remete conforto e muita modernidade, com equipamentos odontológicos de última geração, priorizando a facilidade e a qualidade durante os procedimentos.

 MAIS DE BRUZADIN ODONTOLOGIA
VEJA TODAS DE BRUZADIN ODONTOLOGIA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.