Durante a gestação muito se fala sobre a importância do pré-natal, acompanhamento esse que visa a prevenção e detecção precoce de doenças, tanto maternas como fetais. Mas você sabia que o acompanhamento odontológico também deve fazer parte do pré-natal? – Isso mesmo, o tema é pouco abordado, mas de acordo com Associação Brasileira de Odontologia o pré-natal odontológico é fundamental. “Por que devo fazer esse acompanhamento?” – Bom, se o questionamento é esse, então continue a leitura que nós vamos nos aprofundar no assunto.
Segundo os profissionais da Clínica Bruzadin Odontologia, as alterações hormonais são bastante comuns durante o período gestacional, assim como o aumento dos hormônios estrogênio e progesterona, condição essa que contribui para o agravamento de doenças periodontais, como sangramento gengival.
No ano de 2015, a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), realizou um estudo onde 88 mulheres foram acompanhadas durante a gravidez e ao final 83% das mamães apresentaram algum problema periodontal no decorrer da gestação, entre inflamação e infecção na gengiva.
Esse processo ocorre justamente devido às mudanças hormonais. Além disso nesse período ainda ocorre a vasodilatação (dilatação ou alargamento dos vasos sanguíneos), aumentando ainda as respostas inflamatórias. Vale ressaltar que muitas gestantes ainda sentem enjoos e vômitos frequentes e isso contribui para o aumento da acidez bucal, favorecendo o desenvolvimento de bactérias. Ou seja, a gravidez não é a responsável pelo surgimento de doenças periodontais, ela apenas potencializa os riscos de desenvolvimento.
Higienização Bucal
Ainda de acordo com os profissionais da Clínica Bruzadin, não é necessário pânico por parte das gestantes, apenas alguns cuidados básicos, como a higiene feita de maneira adequada, ou seja, com uso de fio dental e uma escova com cerdas macias. Além disso, a avaliação odontológica durante a gestação também é de extrema importância.
Alimentação
Sim mamães, a alimentação tem grande influência nesse período, isso porque o consumo em excesso de alimentos açucarados ainda pode contribuir para o desenvolvimento das famosas cáries.
Primeiros 1000 dias de vida e a saúde bucal
Esse período conta desde a gestação e se estende até os dois anos de idade da criança, sendo uma fase crucial para o crescimento e desenvolvimento infantil. Diante desse contexto a odontologia é de extrema importância e por isso deve estar presente ainda no pré natal, visando orientações, prevenção e cuidados com as gestantes e recém-nascidos, enfatizando hábitos nutricionais e de higiene, educando para a saúde e detectando precocemente alterações que possam vir a prejudicar o pleno funcionamento físico, cognitivo e psicoemocional da criança.
Durante as consultas dos mil dias, ainda é abordado temas como aleitamento, boas práticas alimentares e prevenção a doenças bucais. Temas esses que irão favorecer a formação das estruturas orofaciais do bebê.
Portanto, o pré-natal odontológico deve sim fazer parte do período gestacional, e quando essa prática é adotada a gestante evita o risco de complicações em um momento tão especial como esse.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre saúde bucal? Então siga a Bruzadin Odontologia nas redes sociais e aproveite também para marcar a sua avaliação