Bruzadin Odontologia

Estalos na mandíbula: é normal?

Descubra como identificar sinais de anormalidade na articulação temporomandibular

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
19/02/20 às 15h52

É comum que muitas pessoas procurem um Cirurgião Dentista para relatar uma espécie de estalo na mandíbula. Diante desse cenário, continue a leitura que nós da Bruzadin Odontologia preparamos esse blog para esclarecer algumas dúvidas em relação ao tema.

Por que os estalos acontecem?
A articulação temporomandibular é a região que articula a mandíbula com a base do crânio, e é conhecida como ATM, sendo composta por alguns ossos, que não entram em contato direto, devido uma estrutura chamada disco articular, que evita que se atritem, o que torna o movimento de abrir e fechar a boca suave e indolor.

Os estalos ocorrem quando a posição do disco está alternada, ou seja, fora da sua posição habitual. Sendo assim quando o paciente abre e fecha a boca o disco articular sofre um pinçamento e com isso ocorre o estalido.

O que é DMT?
A DMT nada mais é do que a disfunção da articulação temporomandibular, que quando ocorre causa dores faciais e de cabeça, que muitas vezes são confundidas com enxaqueca. Ocorrem também estalidos chegando até deslocar e ou travar a mandíbula aberta ou fechada.

Outros sintomas
Em decorrência dessa disfunção o paciente ainda pode sentir dores de cabeça constantes, dores cervicais, na região do pescoço; a quebra involuntária de dentes ou próteses, sem motivo aparente; abfrações nos dentes – que é o processo de perda da estrutura dentária, próximo à gengiva, na base da coroa do dente, causando sensibilidade; e, podem causar também, sintomas relacionados ao ouvido, como a sensação de surdez momentânea, quando os sons parecem estar abafados, o chamado tamponamento ou plenitude do ouvido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Causas
As causas são inúmeras e podem envolver traumas na mandíbula, causado por uma queda ou pancada na região, idade também pode ser um fator, danos na ATM devido tensão muscular, estresse, hábito de mascar chiclete ou roer unhas, apertamento dos dentes (bruxismo), doenças sistêmicas que afetam todo o corpo entre outros fatores.

Como tratar a DTM
Os sintomas podem ser percebidos pelo paciente, no entanto o diagnóstico deve ser realizado por um dentista especialista na área, pois só ele poderá fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento, pois existem diversos tipo de terapia para a correção.

Em caso de bruxismo (hábito de ranger os dentes durante o sono) poderá ser indicado, além do uso de placa miorrelaxante, exercícios específicos para cada caso.

Existem alguns outros procedimentos de reabilitação orofuncionais, assim como exercícios diários que podem aliviar os incômodos, no entanto, qualquer forma de tratamento deve ser indicada e acompanhada de perto por um cirurgião dentista especialista em DTM.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre saúde bucal? Então siga a Bruzadin Odontologia nas redes sociais e aproveite também para marcar a sua avaliação!

A Bruzadin Odontologia começou devido a necessidade de expandir novos horizontes. Observando esse cenário e pensando na facilidade e bem estar, foi decidido montar uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais especialistas nas áreas de estética odontológica, endodontia, odontopediatria, ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial, extração de terceiros molares, enxertos ósseos, cirurgia oral menor, harmonização orofacial.

Além disso, todo o espaço remete conforto e muita modernidade, com equipamentos odontológicos de última geração, priorizando a facilidade e a qualidade durante os procedimentos.

 MAIS DE BRUZADIN ODONTOLOGIA
VEJA TODAS DE BRUZADIN ODONTOLOGIA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.