Política

Acidentes com caçambas geram requerimento do vereador Lucas Zanatta sobre regulamentação

Apesar de a legislação ter sido sancionada há quase 10 anos, ela ainda não foi regulamentada pelo Executivo

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
25/04/19 às 17h32
Vereador Lucas Zanatta (PV) quer que a Prefeitura informe o que está sendo feito para regulamentar lei das caçambas (Foto: Ângelo Cardoso/AI Câmara)

O vereador Lucas Zanatta (PV) protocolou na Câmara, um requerimento questionando a Prefeitura de Araçatuba (SP) sobre a falta de regulamentação da lei que ordena o uso de caçambas coletoras de entulhos nas vias públicas do município.

Apesar de essa legislação ter sido sancionada há quase 10 anos, ela ainda não foi regulamentada pelo Executivo Municipal.

O questionamento do parlamentar é feito diante dos vários acidentes de trânsito que já ocorreram na cidade. A maioria deles envolvendo motociclistas que bateram em caçambas que estariam sem sinalização ou instaladas irregularmente.

Providências

No requerimento enviado ao Executivo, Lucas Zanatta cita vários casos, entre eles o da estudante Jéssica Cussioli, que em setembro de 2014 sofreu traumatismo craniano e facial, além de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) após bater a motoneta contra uma caçamba.

O parlamentar quer saber quais ações estão sendo realizadas para regulamentar a lei municipal das caçambas, que é de 23 de setembro de 2009.

Ele também quer que o município informe as especificações técnicas para a disponibilização de caçambas de entulhos em vias e logradouros público e como é feita a fiscalização.

Casos

Em 26 de março, o Hojemais Araçatuba publicou matéria sobre dois acidentes envolvendo caçambas para depósito de entulho deixadas em vias públicas de Araçatuba.

Em um dos casos, uma jovem de 23 anos bateu a Honda Biz que conduzia em uma dessas estrutura na rua Saldanha Marinho.

Ela disse que a caçamba estava sem nenhum tipo de sinalização e em local sem iluminação pública. A vítima sofreu lesões no rosto e no olho direito, além de escoriações nos braços e pernas.

No outro caso, foi o proprietário de uma empresa de caçambas que procurou a polícia após receber mensagem no celular corporativo da empresa, de uma pessoa alegando que um dos equipamentos foi deixado no residencial Porto Real de forma irregular e mal sinalizado.

Essa caçamba foi atingida por um veículo cujo tipo não foi informado. Os ocupantes do carro não teriam sofrido ferimentos.

Sem multa

Na ocasião, a Prefeitura confirmou que a lei que ordena a utilização desses equipamentos ainda não foi regulamentada.

Segundo o município, a ficalização é feita mediante denúncias, mas como não é possível aplicar multa, é solicitado apenas que as caçambas sejam retiradas dos locais proibidos.

A administração municipal informa ainda que a legislação em vigor prevê que as caçambas devem ter sinalização com tinta ou placa refletiva em todas as laterais e borda superior, além da identificação da empresa prestadora do serviço.

Além disso, as estruturas devem ser deixadas paralelamente às calçada, afastadas 20 centímetros das guias.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.