Política

Câmara de Birigui vai repassar R$ 500 mil para Santa Casa pagar médicos

Direção do hospital informou que os médicos estão com 3 meses de salários atrasados; hospital atende apenas urgência e emergência

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
21/09/23 às 08h17
Santa Casa de Birigui informa que há 3 meses de atraso no pagamento dos médicos (Foto: Lázaro Jr./Arquivo)

*Matéria alterada para informar que o pagamento dos médicos deve ocorrer no início da próxima semana

A Câmara de Birigui (SP) convocou para a próxima sexta-feira (22), a realização de uma sessão extraordinária, para apreciação e votação de um projeto de lei que autoriza o município repassar uma subvenção no valor de R$ 500 mil para a Santa Casa.

O dinheiro, segundo o que foi apurado pela reportagem, será de uma antecipação da devolução do duodécimo da Câmara, que é o valor anual ao qual o Legislativo tem direito para custear as despesas da Casa.

Essa devolução normalmente é feita no final do ano, mas a presidência da Câmara concordou em fazer a antecipação diante da grave crise financeira vivida pelo hospital, que está sob intervenção da Prefeitura desde fevereiro do ano passado.

Na sessão do Legislativo Municipal de terça-feira (19), vários vereadores comentaram sobre o atraso nos pagamentos de salários dos médicos, informando inclusive que havia risco de paralisação da categoria. Houve parlamentares que informaram que o atraso seria de quatro meses e houve até quem citou que seriam seis meses de atraso.

Três meses

O interventor da Santa Casa, Alex Brasileiro, afirma que o hospital está com três meses de atraso no pagamento dos médicos pelos serviços prestados. Ainda de acordo com ele, o valor de um mês deverá ser saldado no início da próxima semana, logo após a aprovação pela Câmara da antecipação da devolução do duodécimo.

A reportagem o procurou após ter acesso a um ofício assinado por ele, endereçado aos prestadores de serviços médicos, informando sobre os atendimentos. No documento consta que a severa crise financeira vivida pelo hospital está afetando os compromissos em seus serviços gerais.

O ofício cita ainda que a Santa Casa tem contado com a ajuda dos órgãos públicos para continuar atendendo as demandas que chegam de toda região, mas atualmente consegue atender somente demandas urgentes e emergentes.

“Por essa razão, o presente serve para comunicá-los que a Santa Casa de Birigui, atualmente, possui condições tão somente de atender as demandas de urgência e emergência hospitalares”, consta no documento endereçado aos médicos.

Eletivas

Segundo Brasileiro, os demais atendimentos referem-se a cirurgias eletivas, que já estariam suspensas há algum tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.