A Gol Linhas Aéreas Inteligentes confirmou que fará estudos para checar a possibilidade de realizar voos em Araçatuba (SP). Nas últimas semanas, uma mobilização regional foi feita para pedir a atuação da companhia no aeroporto Dario Guarita.
Em nota, a empresa informou que constantemente avalia novas oportunidades de destinos para agregar a sua malha. “A companhia se reuniu com o prefeito (Dilador Borges - PSDB) e representantes da cidade de Araçatuba para analisar as possibilidades de iniciar uma operação na região. Como resultado deste encontro, a Gol assumiu o compromisso de fazer estudos para checar a viabilidade de realizar voos na cidade”, informou por meio da assessoria de imprensa.
O encontro de Dilador e do secretário de Desenvolvimento Econômico Marcelo Mazzei com a diretoria da companhia ocorreu na última terça-feira (26), na capital paulista.
No mesmo dia, à noite, o prefeito postou um vídeo em sua página no Facebook falando da reunião. “Entregamos o relatório do manifesto positivo feito por Araçatuba e região. Foi uma conversa positiva e esperançosa. Temos a certeza que seremos vencedores do sonho de ter um voo de Araçatuba a São Paulo direto”, disse.
Manifesto
Na sexta-feira passada, prefeitos, representantes e empresários de Araçatuba e região lotaram o auditório da Prefeitura na mobilização para atrair a Gol para o Dario Guarita.
Mazzei fez uma breve explanação apresentando aos presentes várias informações econômicas da região que comprovam que há demanda e espaço para atuação de mais uma companhia aérea em Araçatuba.
Um dos dados é a capacidade do aeroporto Dario Guarita, que pode atender até 250 mil passageiros por ano. Em tempos de grande movimentação, o local chegou a registrar 180 mil embarques e desembarques, segundo Mazzei, e a demanda atual é de 200 mil.
No entanto, no ano passado, de acordo com o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), passaram pelos terminais do aeroporto 101.627 passageiros; em 2017 o número de usuários foi de 95.303. Atualmente, opera no Dario Guarita apenas a Azul Linhas Aéreas.
No mesmo encontro, Dilador fez questão de destacar que a ideia não é trocar a atual por uma nova, mas ter as duas, porém com rotas diferentes para dar opção aos usuários.
Companhias
A Gol tem destaque no setor por ser uma companhia low cost (baixo custo). Atualmente, opera mais de 910 voos diários para mais de 71 destinos, em 16 países. Em São Paulo, está em quatro aeroportos: Congonhas (Capital), Campinas, Guarulhos e Presidente Prudente.
Já a Azul Linhas Aéreas opera em Araçatuba desde junho de 2011. Na época, houve grande mobilização para sua vinda, já que a Pantanal Linhas Aéreas passava por uma crise. Cancelamentos de voos para manutenção não programada de aeronaves eram comuns. A TAM comprou a Pantanal e, em julho de 2011, cancelou todas as rotas regionais, incluindo a de Araçatuba para a Capital. A intenção, segundo informações na época, era apenas ficar com os slots (direitos de voos) da Pantanal em Congonhas.