O Partido Novo conseguiu autorização para ter diretório municipal, em Araçatuba, e participar das eleições municipais de 2020. Assim, junta-se a outras 54 cidades do País e abre inscrições para seleção de pré-candidatos ao Executivo pela legenda.
Conforme comunicado distribuído à imprensa nesta semana, o diretório nacional estabeleceu regras e metas para que as cidades que tenham um grupo organizado de filiados recebam sinal verde para começar a selecionar pré-candidatos para a eleição de 2020.
Araçatuba atendeu as três primeiras regras iniciais estabelecidas, que eram ter mais de 150 filiados ativos, número atingido no início de junho deste ano; apresentar uma chapa completa para a composição do futuro diretório municipal; e estar entre as três cidades com menos de 300 mil habitantes no Estado de São Paulo com a melhor relação entre número de filiados ativos e número de eleitores da cidade.
Com a primeira etapa cumprida, o partido entra numa nova fase, onde é preciso arrecadar R$ 60 mil em doações até 31 de outubro, aprovar no processo seletivo ao menos um pré-candidato ao Executivo e aprovação de pré-candidatos ao Legislativo.
Inscrições
Até o próximo dia 31, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de pré-candidatos para prefeito e vice para Araçatuba. Os interessados devem se inscrever diretamente no site oficial
https://querosercandidato.novo.org.br
/
. O resultado está previsto para 15 de dezembro.
De acordo com Guilherme Penteado Coelho Filho, que faz parte da coordenação do Novo em Araçatuba, se a segunda etapa for cumprida, o diretório municipal deve ser instalado em janeiro de 2020.
“Ainda não temos nomes certos, mas temos pessoas interessadas. Continuamos aceitando e procurando nomes, e, acima de tudo, dando total possibilidade para que qualquer pessoa se inscreva no processo seletivo, por enquanto apenas para o Executivo”, explicou.
Coelho acredita que as metas serão cumpridas, mas lembra que, para isso, é preciso que “mais pessoas entendam a importância de ajudar e participar da mudança”.
Seleção
O Novo destaca que no partido não existe “amigo do rei”. Quem tiver interesse em se candidatar pela legenda precisa apenas ser filiado, inscrever-se no processo seletivo e ser aprovado na convenção municipal.
No entanto, há um perfil estabelecido. “Compartilhar dos princípios e valores do Novo, ser ficha limpa; ter reputação ilibada; ter histórico admirável na vida pessoal e profissional; ter visão institucional; ter experiência em gestão; ter capacidade de inspirar, atrair talentos, formar e trabalhar em equipe; ter desenvolvido carreira profissional sólida e de sucesso; apresentar sólidos conhecimentos e experiência para lidar com fatores técnicos e de forte carga emocional; ter capacidade de comunicação, sabendo lidar com o público e a mídia, sendo claro, didático e de rápido raciocínio; ter capacidade de autofinanciamento ou de conseguir financiamento para sua campanha - já que o Novo não usa recursos do Fundo Partidário ou do Fundo Eleitoral.
O partido
O Novo foi fundado em 2011, por 181 cidadãos de 35 profissões diferentes e oriundos de dez estados. Durante três anos e meio, o trabalho foi dedicado ao cumprimento das exigências legais para o registro do partido.
Com nove Diretórios Estaduais formados e 502 mil assinaturas de apoio para a criação do partido validadas, o registro definitivo foi solicitado em julho de 2014 e deferido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em setembro do ano seguinte.
O Novo tornou-se, então, o 33º partido brasileiro em atuação, foi autorizado a ter filiados, lançar candidatos e adotar o número 30.
Em 2016, sua primeira participação em campanhas eleitorais, elegeu vereador em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Em 2018, elegeu oito deputados federais, 11 deputados estaduais, uma deputada distrital e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.