O mês de agosto é marcado pela campanha “Agosto Lilás” , dedicada à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. Trata-se de um momento de reflexão coletiva, mobilização social e fortalecimento do compromisso com a vida, a dignidade e os direitos das mulheres.
Nesse contexto, o Projeto Gerando Futuro Três Lagoas, desenvolvido por meio da parceria entre a Missão Salesiana de Mato Grosso e a Petrobras, promoveu no dia 20 de agosto, uma importante ação em alusão à campanha. A atividade aconteceu no Centro Juvenil Jesus Adolescente e reuniu em torno de 370 adolescentes, jovens e adultos dos três períodos matutino, vespertino e noturno dos Projetos Gerando Futuro, Aprendizagem Profissional e Conexão Profissional.
O encontro contou com a participação do CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher , que trouxe um teatro seguido de uma palestra reflexiva e esclarecedora sobre os diferentes tipos de violência que afetam mulheres em todo o país, os caminhos para denúncia, além de estratégias de prevenção e conscientização. O diálogo buscou sensibilizar os jovens para a necessidade de uma postura ativa na promoção do respeito, da equidade de gênero e da cultura de paz.
Diante do crescente número de feminicídios no Brasil e da preocupante realidade de Três Lagoas, que apresenta altos índices de violência contra a mulher, a discussão torna-se ainda mais necessária. Trazer esse debate para dentro do espaço de formação dos participantes é fundamental para que as novas gerações cresçam conscientes, preparadas para romper ciclos de violência e engajadas na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.
Mais do que uma ação educativa, o momento foi marcado pela emoção e pelo chamado à responsabilidade coletiva: cada participante foi convidado a reconhecer que o combate à violência contra a mulher é uma tarefa de toda a sociedade. Ao abordar o tema, o Projeto Gerando Futuro reafirma seu compromisso não apenas com a formação profissional , mas também com a formação cidadã , promovendo valores que contribuem para um futuro mais justo, humano e livre de violência.
“A campanha Agosto Lilás tem grande importância para ampliar a conscientização, as reflexões com o intuito de fortalecer os direitos das mulheres, além de trazer informações sobre formas de defesa e incentivar as denúncias, tanto por parte das vítimas quanto de outras pessoas.” – Alice Machado Costa, participante do Projeto de Aprendizagem Profissional.
“O tema é de extrema importância; por isso, precisamos falar, refletir e debater sobre ele, pois juntos podemos mudar essa realidade.” – Emanuelly Reni de Freitas Loureiro, participante do Projeto Gerando Futuro Três Lagoas.
