AO VIVO
Geral

Conselheiro Tutelar fala sobre casos de abuso sexual de crianças e adolescentes em Três Lagoas

O Conselheiro esteve presente no circuito de entrevistas do Hojemais

Camila Nogueira - Hojemais Três Lagoas
09/03/23 às 16h40
Foto: José Alves Neto participou de entrevista no Hojemais.

Na tarde dessa quinta-feira (09), José Alves Pereira Neto do Conselho Tutelar participou do circuito de entrevistas do Hojemais e falou sobre pedofilia e abuso sexual de menores em Três Lagoas.

Segundo José, as denúncias que são feitas para o Conselho Tutelar, entram automaticamente em um sistema nacional, que organiza esses dados. O conselheiro trouxe alguns desses dados e reforçou o impacto que a pandemia de Covid 19 teve nessas questões. 

“Os números são preocupantes. Estamos vindo da pandemia, um período em que as crianças ficaram muito tempo dentro de casa, confinadas dentro de casa junto com seus abusadores e, assim, os números aumentaram”, revelou.

AUMENTO DE CASOS 

De acordo com José Alves, de 2020 a 2021 houve um aumento de 24% nos casos em Três Lagoas. Já de 2021 para 2022 esse aumento foi de assustadores 57% . E os dados do primeiro trimestre de 2023 já revelam um aumento de 15% nos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes na cidade.

Na capital do estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, no primeiro trimestre de 2023, foram registrados 99 casos de abuso sexual, o que representa um aumento de 15% em relação ao último ano.

Foto: Ilustração.

A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO

Para o conselheiro tutelar, o abuso sexual infantil não tem classe social, acontece em todos os ambientes. As classes sociais mais vulneráveis ainda têm números maiores, mas os casos acontecem em qualquer classe. A falta de informação, falta de conscientização e educação a respeito de abusos e violência sexual ainda é uma das grandes causas dos abusos. 

“O diálogo é muito importante. Para que a criança saiba que algo ali está errado”, revelou.

José também reforçou que muitas vezes, os criminosos são pessoas acima de qualquer suspeita e que, após revelados os crimes, as pessoas conhecidas ficam sempre surpresas com a notícia. 

POSSÍVEIS SINAIS QUE UMA CRIANÇA PODE DAR

José Neto ainda revelou a importância de se estar sempre atentos ao comportamento das crianças e adolescentes, que muitas vezes, mesmo sem falar com palavras, dão sinais de que algo não está certo. “Eles geralmente se fecham, podem apresentar comportamentos diferentes, diminuem a conversa, muitas vezes nem existe mais a conversa, por isso é importante se manter atento a isso”, informou.

COMO DENUNCIAR

Para denunciar casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes existem diversas formas.

Pelo número (67) 99293-1579 , a população tem acesso ao Plantão do Conselho Tutelar, que funciona 24h por dia.

Pelo ( 67) 3929-1812 , é possível atendimento do Conselho Tutelar em horário comercial.

Também existe o Disk 100 , um canal nacional que direciona as denúncias para os órgãos responsáveis.

Em todos esses casos, as denúncias podem ser 100% anônimas.

É importante reforçar que as denúncias também podem ser feitas para outros órgãos como Polícia Militar, Sedes do CRAS e Escolas. Todos esses órgãos tem a responsabilidade e obrigação de proteger crianças e adolescentes e, assim, repassar essas denúncias para os órgãos responsáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.