Celular e computador tomam conta da nossa vida hoje em dia. Isso não é novidade pra ninguém. Por causa disso é preciso cuidar muito bem do que é divulgado na internet, tanto no ambiente corporativo como no pessoal.
Segundo Jhonatan Icibaci, que é Supervisor Técnico em Telecomunicação e entusiasta da segurança da informação, hoje em dia é muito comum as empresas armazenarem seus dados na ‘nuvem’, ou seja, de forma virtual.
E como não ocupa espaço nos computadores físicos, tudo vai pra lá, desde documentos particulares, dados de funcionários e gestores, informações sobre faturamento, contabilidade e inúmeros relatórios.
A estratégia é boa sim, porém arriscada. “Caso a empresa não tenha uma boa segurança é possível que ela sofra ataques cibernéticos. Uma simples falha pode causar um estrago enorme que pode acarretar na exposição de dados financeiros até a perca de clientes”.
O especialista salienta que a confidencialidade da informação, em geral, é muito falha nas organizações. “Muitas vezes isso acontece por negligência e não por má fé dos funcionários. É preciso saber o valor desta informação”. E isso vale para qualquer empresa, de qualquer tamanho ou segmento. “Todas as corporações possuem informações valiosas que precisam proteger”.
Icibaci dá algumas dicas para que as empresas mantenham seus dados sempre seguros:
- Tenha backup periódico de todos seus dados;
- Utilize equipamentos adequados para backup;
- Manter o software sempre atualizado;
- Seja cauteloso com seu comportamento online;
- Cuidado com redes públicas;
- Utilize um antivírus;
- Faça escaneamentos constantes com o antivírus