Geral

Especialista fala sobre a importância de manter dados seguros na internet

As dicas servem não só para empresas, mas também para pessoas físicas

Daniela Galli - Hojemais Três Lagoas
28/07/21 às 09h30

Celular e computador tomam conta da nossa vida hoje em dia. Isso não é novidade pra ninguém. Por causa disso é preciso cuidar muito bem do que é divulgado na internet, tanto no ambiente corporativo como no pessoal.

Segundo Jhonatan Icibaci, que é Supervisor Técnico em Telecomunicação e entusiasta da segurança da informação, hoje em dia é muito comum as empresas armazenarem seus dados na ‘nuvem’, ou seja, de forma virtual. 

E como não ocupa espaço nos computadores físicos, tudo vai pra lá, desde documentos particulares, dados de funcionários e gestores, informações sobre faturamento, contabilidade e inúmeros relatórios. 

A estratégia é boa sim, porém arriscada. “Caso a empresa não tenha uma boa segurança é possível que ela sofra ataques cibernéticos. Uma simples falha pode causar um estrago enorme que pode acarretar na exposição de dados financeiros até a perca de clientes”.

O especialista salienta que a confidencialidade da informação, em geral, é muito falha nas organizações. “Muitas vezes isso acontece por negligência e não por má fé dos funcionários. É preciso saber o valor desta informação”. E isso vale para qualquer empresa, de qualquer tamanho ou segmento. “Todas as corporações possuem informações valiosas que precisam proteger”.

Icibaci dá algumas dicas para que as empresas mantenham seus dados sempre seguros:

- Tenha backup periódico de todos seus dados;
- Utilize equipamentos adequados para backup;
- Manter o software sempre atualizado;
- Seja cauteloso com seu comportamento online;
- Cuidado com redes públicas;
- Utilize um antivírus;
- Faça escaneamentos constantes com o antivírus

PESSOAS FÍSICAS

No caso das pessoas físicas, o que mais tem sido observado é o aumento dos golpes aplicados através do[U1]  aplicativo de conversas whats app. Para evitar que isso aconteça ele também dá algumas informações importantes:

- No seu aparelho, habilite a verificação em duas etapas nas configurações da conta do aplicativo;
- Fique atento ao seu WhatsApp Web. Acesse seu aplicativo e saia de todos os computadores que você vê na lista que são suspeitos. Encerre seu acesso ao WhatsApp web sempre que desligar seu computador pessoal;
- Não deixe seu telefone nas mãos de terceiros sem sua supervisão e não forneça NUNCA sua senha de acesso ao aparelho;
- Nunca clique em links de mensagens recebidas por e-mail, WhatsApp ou SMS que dizem ser da Receita Federal sobre o seu CPF. Elas são utilizadas pelos fraudadores para roubar dados pessoais, fiscais e bancários.
- Nunca compartilhe seu código de ativação de WhatsApp. LEMBRE: Se alguém estiver tentando roubar sua conta, ela vai precisar do código de confirmação que será enviado por SMS para o seu telefone;
- Desconfie de ligações nas quais o atendente utilize de linguagem muito informal ou ofereça prêmios caso preencha um formulário ou peça para você clicar em algum link;
- Nunca clique e nem compartilhe links encurtados de remetentes desconhecidos. Eles podem mascarar sites falsos ou mesmo réplicas quase idênticas de sites oficiais;
- Caso seu WhatsApp já tenha sido hackeado e clonado, envie um e-mail para o suporte do aplicativo (support@whatsapp.com) para que sua conta seja desativada.
- Mantenha o WhatsApp e o sistema operacional de seu celular sempre atualizados;
- Nunca forneça as suas senhas para outra pessoa. Certifique-se de fechar a sua sessão ao acessar sites, não use a mesma senha para todos os serviços e sempre tenha em mente senhas que contenham: número - letras - símbolos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.