AO VIVO
Geral

Ministério da Agricultura confirma que caso de vaca louca em bovino é atípico e pedirá retomada de exportações para China

O Ministério da Agricultura e Pecuária está adotando providências, de acordo com os protocolos sanitários, para que as exportações sejam restabelecidas.

Redação - Hojemais Três Lagoas
03/03/23 às 15h33
Foto: Reprodução.

A análise do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) confirmou, na noite de quinta-feira (2), que o caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) detectado no município de Marabá (PA) é atípico, do tipo H. Isso valida as indicações do corpo técnico do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), feitas anteriormente. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comunicou imediatamente o resultado à presidência da República e iniciou a inserção das referidas informações no sistema para a comunicação oficial à OMSA e às autoridades chinesas.

Assim que for concluído o processo, será marcada uma reunião virtual com o governo chinês para tratar do desembargo da exportação da carne bovina ao país. "Ressalto que rapidez, eficiência e a transparência solicitada pelo presidente Lula foi fundamental. Agradeço à nossa equipe e à do governador do Pará, Helder Barbalho, que nos permitiu uma atuação rápida desde a identificação do caso", comentou Fávaro.

Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais em um único animal de 9 anos de idade e com todas as providências sanitárias adotadas prontamente, o Ministério da Agricultura e Pecuária está adotando imediatamente as providências, de acordo com os protocolos sanitários, para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível.

O resultado foi comemorado pelo secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). "Isso é muito positivo para a pecuária de Mato Grosso do Sul. E novamente como havia ocorrido no caso anterior se confirma que a infecção ocorre em apenas um animal e decorre da idade do bovino que desenvolveu características de doença iguais a da vaca louca", salientou o secretário.

Jaime Verruck destacou ainda que um ponto importante agora é a necessidade de se restabelecer rapidamente a exportação de carne para a China e retirar o embargo. "Em Mato Grosso do Sul, temos três frigoríficos credenciados pra exportação de carne bovina para China e isso cria uma situação de melhoria de preços para a arroba. Por isso é importante que imediatamente o Mapa faça o desembargo", acrescentou.

O titular da Semadesc lembra ainda que a partir de agora as medidas serão mais no âmbito diplomático. "Já pedimos por meio de ofício do Governo do Estado este desembaraço e acreditamos que em breve este comércio será restabelecido", concluiu.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM GERAL
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.