Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Lagoas, realizada na terça-feira (15), os vereadores aprovaram cinco projetos de lei, com destaque para os repasses financeiros destinados à realização do 14º Torneio de Pesca Esportiva e da 47ª edição da Expotrês. Outros sete projetos foram encaminhados para análise da Comissão de Justiça e Redação Final.
Entre os aprovados, destacam-se o Projeto de Lei nº 41/2025, que autoriza o repasse de contribuições para a APETL – Associação de Pesca Esportiva de Três Lagoas, e o Projeto de Lei nº 42/2025, que trata da transferência de recursos para o Sindicato Rural, organizador da Expotrês.
O vereador Fernando Jurado destacou a importância do apoio ao evento de pesca:
“Sem sombra de dúvidas, o Torneio de Pesca está contemplado numa visão desenvolvimentista da nossa cidade. É um evento que também tem grande relevância do ponto de vista do entretenimento.”
Junior, representante da organização do evento, complementou com detalhes da programação:
“O evento começa no dia 1º de maio, uma quinta-feira, e vai até o sábado, com a competição final. Vamos distribuir mais de R$ 300 mil em prêmios. Acontece no Balneário Municipal e, quem puder, leve 1kg de alimento não perecível, que será doado para a APAE este ano.”
Além dos projetos de incentivo ao turismo e economia local, a sessão também foi marcada por um importante momento de conscientização social. Na Tribuna Livre, a representante do Lions Clube de Três Lagoas, Rosangela Fernandes dos Santos, falou sobre a importância de ampliar a visão da sociedade em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Diagnosticada tardiamente com autismo, Rosangela trouxe uma reflexão sobre a necessidade de políticas públicas e inclusão efetiva de pessoas autistas ao longo de todas as fases da vida:
“Nosso trabalho enquanto Lions é permanente. Gostaríamos de promover uma conscientização sobre o autismo não apenas como uma condição da infância. Pessoas adultas e idosas também convivem com o TEA e enfrentam problemas sérios de estigma e isolamento. Precisamos pensar na inclusão nos ambientes de trabalho, escolares e sociais.”
O vereador Marcos Silva reforçou o compromisso da Câmara com a causa:
“O pronunciamento dela vai ao encontro do que a gente vem colocando aqui na Casa. Estamos em processo de angariar informações para que possamos propor projetos de lei corretos e eficientes para melhorar a vida das pessoas com autismo.”
Também foram aprovadas homenagens por meio dos Decretos Legislativos nº 14 e 21, que concedem o Diploma de Honra ao Mérito "Antônio Trajano dos Santos" aos senhores Manoel Fernandes Negrão e Carlos Alberto David dos Santos.
Por fim, os vereadores discutiram projetos que seguem para avaliação da Comissão Permanente, com temas relevantes como a criação do programa “Remédio em Casa”, o Restaurante Popular, a visibilidade trans, a regulamentação de transporte por aplicativo, entre outros.
A sessão reafirmou o compromisso do Legislativo municipal com o desenvolvimento econômico, a valorização cultural e a inclusão social em Três Lagoas.
