DOC -X

Durante o isolamento social cuide da saúde mental e previna doenças bucais

No blog de hoje a equipe da Doc-X vai abordar 5 doenças bucais que podem ter relação com a saúde mental. Confira!

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
29/07/20 às 16h08

Você sabia que todo o nosso sistema nervoso está interligado com a saúde bucal? - Isso mesmo, se você sofre de ansiedade, depressão ou outras questões emocionais é muito provável também o surgimento de complicações bucais. Por isso durante a quarentena é essencial cuidar não somente da saúde física, mas mental também, sendo essa uma forma para prevenir diversas doenças. Pensando nisso, a equipe da Doc-X listou 5 doenças orais que dependendo podem ter relação psicológica. Veja!

1. CÁRIE
Muitas pessoas veem a cárie apenas como manchas escuras nos dentes, no entanto, o problema vai além, uma vez que a cárie é uma deterioração da estrutura dentária que acontece quando as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver. Quando o problema não é resolvido essas bactérias tendem a corroer as camadas do dente e isso pode gerar sérias consequências. Pessoas que possuem problemas emocionais, podem ter cárie por falta de higiene bucal, uma vez que a condição acaba afetando esse cuidado bucal.

2. PERIODONTITE
Essa é uma doença infecciosa e bacteriana que afeta os tecidos e ossos de suporte dos dentes, quando não tratada o quadro pode se agravar, danificando as gengivas e em alguns casos ela pode destruir o osso maxilar. Vale ressaltar que a periodontite também ocorre devido à ausência de cuidados bucais.

3. GENGIVITE
A gengivite é caracterizada por uma inflamação gengival, que muitas vezes causa sangramento, em especial na hora da escovação. O quadro se desenvolve com o acúmulo de placa bacteriana que não é removido corretamente na hora de higienizar os dentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4. BRUXISMO
O bruxismo é uma atividade parafuncional, ou seja, é uma espécie de "mania" que causa o apertamento ou ranger dos dentes. Por não apresentar nenhuma função ele pode provocar lesões orofaciais, desgastes dentários, distúrbios da articulação têmporo-mandibular (ATM) e dor muscular. Vale ressaltar que uma das principais causas do bruxismo são problemas psicológicos, bem como a ansiedade.

5. DTM
Estalos na mandíbula, dores de cabeça frequentes e dificuldades para abrir e fechar a boca são sintomas da Disfunção Têmporo-mandibular (DTM). O quadro é comum e tende a ser mais presente em pessoas que sofrem de ansiedade e depressão.

Portanto, durante o período de isolamento social procure atividades prazerosas, como uma forma de distração e bem estar, seja por meio de uma atividade física ou até em uma conversa com familiares por meio de uma chamada de vídeo, sendo essa uma forma para reduzir a curva de contágio do coronavírus bem como manter uma boa qualidade de vida e evitar doenças bucais.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a DOC-X, exames digitais, diagnósticos, tecnologia radiográfica e muito mais? - Então clique nos botões abaixo e siga a DOC-X nas redes Sociais. Aproveite também e marque já a sua avaliação!

Localizada em Três Lagoas, a Doc X é a primeira clínica de radiologia 100% digital do interior de Mato Grosso do Sul, fundada em 2011 pelo casal Jackson Signor e Eliana Echeto. Os empresários trouxeram para o município uma outra visão, isso porque Jackson uniu a engenharia, que é sua primeira formação junto da odontologia, e sabe qual foi o resultado? Sucesso e muito crescimento. 


Vale ressaltar que devido a clínica ser 100% digital, ela não gera nenhum tipo de lixo ou resíduo, o que contribui para o meio ambiente. 


Com isso a Doc X hoje é reconhecida pela excelência e o humanismo o qual tratam o paciente, além de visar sempre o colega dentista, sendo os olhos e ouvidos do mesmo, a fim de entregar o melhor serviço, visando o bem estar do cliente e do profissional qual solicitou os exames. 

 MAIS DE DOC -X
VEJA TODAS DE DOC -X
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.