DOC -X

Estalos na mandíbula, devo me preocupar? - Quem esclarece o assunto é a equipe da clínica Doc-X

Você está no meio de uma alimentação e, de repente, sente um estalo vindo da mandíbula, que de início não aparenta ser nada preocupante. Bom, esse é um relato comum nos consultórios odontológicos e uma investigação mais profunda é de extrema importância. Entenda!

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
28/08/20 às 15h14

Você está no meio de uma alimentação e de repente sente um estalo vindo da mandíbula, que de início não aparenta ser nada preocupante. Bom, esse é um relato comum nos consultórios odontológicos e na grande maioria das vezes o que se escuta é que esses estalos podem ou não ser acompanhados de dores na face, no entanto, é necessário atentar-se a presença de outros sintomas, pois os estalos na mandíbula podem sim indicar alguma anormalidade. Quem esclarece o assunto é a equipe da Clínica Doc-X Três Lagoas.

Por que os estalos acontecem?

A nossa articulação temporomandibular (ATM) é composta por ossos, que não entram em contato direto um com o outro, isso devido o disco articular que trabalha para evitar esse atrito. Além disso, o nosso movimento de abrir e fechar a boca é algo natural e não deve apresentar dor, devido à ação dessa articulação mais a lubrificação do líquido sinovial, que possibilita o deslizamento dos ossos.

No entanto, quando os estalos acontecem, pode ser um sinal de que a posição desse disco esteja alterada e movimentos simples como abrir, fechar a boca e mastigar faz com que o disco articular volte de forma bruta para o seu lugar ocasionando os ruídos.

O que é DMT?O que é DMT?

DMT nada mais é do que a disfunção temporomandibular, que pode ser causada devido a esses estalos. O problema é muito comum e pode causar dores e desconforto. A DTM pode prejudicar a mastigação e ocasionar o travamento das articulações. Vale ressaltar que essas dores podem provir dos dentes, da boca e dos maxilares e podem se estender à cabeça, pescoço e ouvido, afetando também a musculatura dos ombros e costas, e não apenas à área facial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conheça os sintomas

Causas

As causas dos estalos e, consequentemente, da DTM podem ser inúmeras, que variam entre traumas na mandíbula, causados por impacto ou mesmo pela idade.
Já os danos na ATM podem ter relação com alguns hábitos, como mascar chiclete ou roer unhas. O estresse emocional, a tensão muscular; apertamento dos dentes; bruxismo e doenças sistêmicas, entre outros fatores, são capazes de desencadear o distúrbio.

Como tratar a DTM

Após o diagnóstico feito por meio da avaliação odontológica com o auxílio de exames mais profundos, a forma de tratamento irá variar de acordo com a causa do problema, uma vez que existem diversos tipos de terapia que visam controlar a dor e recuperar a funcionalidade da região quando comprometida.

Para se ter ideia, existem diversos exercícios que podem ajudar no combate das dores, isso porque essas atividades podem contribuir para o relaxamento dos músculos faciais, contribuindo no tratamento da DTM, no entanto, o melhor tratamento deve ser sempre indicado por um especialista.

Portanto, ao menor sinal de estalos na mandíbula procure uma ajuda profissional, visando um diagnóstico rápido e um tratamento preciso.

E se o assunto é diagnóstico 100% digital, então saiba que a Clínica Doc-X é referência na cidade de Três Lagoas e região, com alguns dos melhores equipamentos e os melhores serviços 3D, além da entrega mais rápida, onde exames menos complexos podem ser realizados e entregues em 24 horas.

Quer saber mais sobre a DOC-X, exames digitais, diagnósticos, tecnologia radiográfica e muito mais? Então clique nos botões abaixo e siga a DOC-X nas Redes Sociais.

Localizada em Três Lagoas, a Doc X é a primeira clínica de radiologia 100% digital do interior de Mato Grosso do Sul, fundada em 2011 pelo casal Jackson Signor e Eliana Echeto. Os empresários trouxeram para o município uma outra visão, isso porque Jackson uniu a engenharia, que é sua primeira formação junto da odontologia, e sabe qual foi o resultado? Sucesso e muito crescimento. 


Vale ressaltar que devido a clínica ser 100% digital, ela não gera nenhum tipo de lixo ou resíduo, o que contribui para o meio ambiente. 


Com isso a Doc X hoje é reconhecida pela excelência e o humanismo o qual tratam o paciente, além de visar sempre o colega dentista, sendo os olhos e ouvidos do mesmo, a fim de entregar o melhor serviço, visando o bem estar do cliente e do profissional qual solicitou os exames. 

 MAIS DE DOC -X
VEJA TODAS DE DOC -X
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.