DOC -X

Veja 4 causas comuns da retração gengival

O problema é mais comum do que você imagina e ele é bem perceptível, uma vez que quando ocorre os dentes tendem a ficar mais aparentes e a gengiva mais curta.

Julia Rafaela  - Hojemais Três Lagoas 
29/08/20 às 17h00

Você já ouviu falar em retração gengival? Bom, o problema é mais comum do que você imagina e ele é bem perceptível, uma vez que quando ocorre os dentes tendem a ficar mais aparentes e a gengiva mais curta. Além da estética que é afetada, o problema também pode gerar outras complicações, como sensibilidade e cáries. O tratamento é de extrema importância e a prevenção é essencial. Pensando nisso, hoje a equipe da Clínica Doc-X listou as 4 causas mais comuns da retração gengival. Confira!

1) ESCOVAR OS DENTES DA FORMA INCORRETA
Uma coisa é fato: a escovação incorreta pode gerar uma série de problemas, dentre eles a retração. Por isso lembre-se: na hora de escovar os dentes nada de colocar força, pois isso pode causar não somente a retração, mas a ação também causa um desgaste no esmalte dos dentes e sensibilidade.

Essa agressividade na escovação machuca e fere os tecidos bucais e o movimento errôneo constante acaba afastando a gengiva. Portanto, a escovação não depende da força, mas sim da movimentação leve e correta, que pode ser orientada por um profissional dentista.

2) ACÚMULO DE PLACA BACTERIANA
O acúmulo da placa bacteriana na linha da gengiva pode provocar essa retração e a melhor forma de prevenir tal situação é por meio da escovação em conjunto com o uso do fio dental, que deve ser passado bem próximo à região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3) FALTA DE HIGIENE BUCAL
Ficar sem escovar os dentes é um grande erro, e isso é ainda mais comum entre crianças, por isso é essencial uma educação com a saúde bucal ainda nos primeiros anos de vida. A falta de higiene pode causar mau hálito, acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, a formação de várias doenças, inclusive a retração gengival. Por isso, a higienização após as refeições principais e antes de dormir é essencial.

4) GENGIVITE
Sabe aquele sangramento desconfortável na gengiva? - Então isso se chama gengivite e quando ela ocorre você também fica suscetível à retração gengival. Para evitar que isso ocorra, além da higienização é necessário também realizar visitas periódicas a um dentista para a realização de uma limpeza mais profunda.

Portanto, é válido ressaltar que retração gengival tem tratamento, no entanto, o ideal é a prevenção e para isso basta seguir as dicas acima.

Faça consulta com seu dentista e, quando ele solicitar, agende seus exames com a equipe da Doc-X, clicando no botão abaixo!

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outros blogs exclusivos? - Então aproveite para seguir a Doc-X por meio das redes sociais.

Localizada em Três Lagoas, a Doc X é a primeira clínica de radiologia 100% digital do interior de Mato Grosso do Sul, fundada em 2011 pelo casal Jackson Signor e Eliana Echeto. Os empresários trouxeram para o município uma outra visão, isso porque Jackson uniu a engenharia, que é sua primeira formação junto da odontologia, e sabe qual foi o resultado? Sucesso e muito crescimento. 


Vale ressaltar que devido a clínica ser 100% digital, ela não gera nenhum tipo de lixo ou resíduo, o que contribui para o meio ambiente. 


Com isso a Doc X hoje é reconhecida pela excelência e o humanismo o qual tratam o paciente, além de visar sempre o colega dentista, sendo os olhos e ouvidos do mesmo, a fim de entregar o melhor serviço, visando o bem estar do cliente e do profissional qual solicitou os exames. 

 MAIS DE DOC -X
VEJA TODAS DE DOC -X
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.