Bruzadin Odontologia

Sensibilidade nos dentes? - Equipe da Bruzadin Odontologia fala sobre as causas e tratamento

O problema atinge milhões de brasileiros e aqueles que possuem tentam evitar ao máximo alimentos que apresentam características como gelado, quente ou doce. 

Julia Rafaela - Hojemais Três Lagoas 
06/07/20 às 13h42

Tem dias em que acordamos e tudo que queremos é algo diferente para comer, seja um picolé sabor limão para um dia quente, um cafezinho pós almoço para ajudar na digestão ou até mesmo um brigadeiro para matar aquela vontade incontrolável de doce. "Huuuum", tudo isso parece muito gostoso, mas tem muita gente que só de ler já fica arrepiado, e não é por conta da vontade de provar todos esses alimentos não, mas devido a hipersensibilidade dentinária, mais conhecida como sensibilidade nos dentes. 

Isso mesmo, o problema atinge milhões de brasileiros e aqueles que possuem tentam evitar ao máximo alimentos que apresentam essas características, ou seja, gelado, quente ou doce. 

Para muitos os sintomas são descritos como um calafrio intenso, causado por uma garfada ou um gole e então pronto, logo vem aquela pontada aguda que começa nos dentes e parece se espalhar por todo o corpo.  Apesar dessa sensação incômoda, a sensibilidade nos dentes possui tratamento e formas para amenizá-la. Ficou curioso (a)? - Então continue a leitura que a equipe da Bruzadin Odontologia vai se aprofundar no tema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A origem do problema 

A sensibilidade pode ser o sinal de uma possível falha no sistema de proteção dos dentes, que pode ser causada por uma erosão do esmalte ou uma retração da gengiva, que é quando o tecido gengival baixa em relação ao dente deixando parte da raiz exposta.

Esse é um fatores mais comuns, no entanto existem outros, bem como fatores emocionais ou até mesmo uma cárie. 

Vale ressaltar que a escovação feita de maneira incorreta pode causar esse quadro de retração conforme citamos acima, isso porque a força depositada na hora de escovar os dentes pode desgastar o esmalte. No entanto para saber a real origem do problema é necessário uma consulta com um especialista de sua confiança, pois as causas podem ser inúmeras e só um diagnóstico mais preciso para esclarecer o real motivo da sensibilidade.

Dá para resolver 

A solução para o problema envolve diversas facetas e vai variar de acordo com a origem da sensibilidade, por isso é essencial o  tratamento com um especialista, pois  ele é a melhor pessoa para lhe guiar neste processo. No entanto, durante o tratamento é comum algumas recomendações como: 

  • Usar uma escova de dentes extra macia;
  • Escovar os dentes evitando fazer força em excesso, pois a limpeza não está na força, mas sim na maneira adequada de fazer essa higienização;
  • Usar creme dental específico para sensibilidade dentária;
  • Usar creme dental com alta concentração de flúor para ajudar fortalecer esmalte;
  • Evitar alimentos ácidos;
  • Aguardar para pelo menos 20 minutos após as refeições, antes de escovar os dentes.

Portanto, ao menor sinal de sensibilidade procure um especialista, pois quanto antes iniciar o tratamento mais chances de sucesso você terá e os incômodos serão amenizados. 

Para marcar uma avaliação com a equipe da Bruzadin Odontologia, clique no botão abaixo:

Gostou do blog e quer ter acesso a outros conteúdos exclusivos? - Então aproveite para seguir a clínica nas redes sociais.

A Bruzadin Odontologia começou devido a necessidade de expandir novos horizontes. Observando esse cenário e pensando na facilidade e bem estar, foi decidido montar uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais especialistas nas áreas de estética odontológica, endodontia, odontopediatria, ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial, extração de terceiros molares, enxertos ósseos, cirurgia oral menor, harmonização orofacial.

Além disso, todo o espaço remete conforto e muita modernidade, com equipamentos odontológicos de última geração, priorizando a facilidade e a qualidade durante os procedimentos.

 MAIS DE BRUZADIN ODONTOLOGIA
VEJA TODAS DE BRUZADIN ODONTOLOGIA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.