Ciência e Tecnologia

Alunas de Birigui são campeãs mundiais em competição de inovação

Projeto que ganhou o nome de Figlove foi considerado o mais inovador entre os 20 finalistas do mundo

Manu Zambon - Hojemais Araçatuba
30/06/21 às 18h01
(Foto: Reprodução)

*Matéria atualizada às 11h do dia 1º de julho de 2021

Estudantes que integram a equipe de robótica Big Bang, do Sesi de Birigui (SP), são campeãs internacionais no Global Innovation Awards. O projeto do grupo foi considerado o mais inovador entre os concorrentes e ficou em 1º lugar no geral. As alunas venceram outras 19 equipes de várias partes do mundo. 

A equipe concorreu com a Figlove, uma faixa inovadora utilizada na palma da mão, capaz de reduzir ou minimizar as dores das pessoas durante a prática do exercício, possibilitando maior tempo e intensidade na atividade. A supervisão foi do técnico e professor Valter Moreno Carvalhal Junior. 

O tema dessa temporada foi RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo. Sendo assim, as equipes precisaram pensar em formas inovadoras de ampliar a prática de atividades físicas para promover a qualidade de vida e a saúde.

De acordo com Carvalhal Junior, foi uma competição muito difícil. A equipe passou por várias avaliações e até mentorias com juízes conceituados da Disney e John Deere. 

A Big Bang é formada pelas alunas Ana Laura Araujo dos Santos, Sofia Adão, Graziela Martins Polatto, Lara de Souza Santana, Leticia Vargas Frandsen e Sthefany Thaynara Moroni.  

Trajetória  

O técnico também lembra da trajetória das campeãs, que começaram competindo com 100 equipes brasileiras. O projeto das estudantes foi um dos seis selecionados para a semifinal nos Estados Unidos. Nessa fase, 110 países participaram, com mais de 600 equipes. 

A Big Bang conseguiu passar também dessa fase, ficando entre as 20 melhores equipes do mundo e chegando na final. 

*Matéria atualizada para acréscimo de informações sobre a competição

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.