De 17 a 25 de outubro, a Prefeitura de Guararapes (SP), em parceria com o Departamento de Educação e o Projeto Móbile, irá proporcionar, gratuito, aos alunos das escolas municipal, estadual e particular um conhecimento sobre astronomia, com a simulação de uma viagem fascinante pelo espaço.
O planetário móvel está montado no ginásio de esportes “José Garcia”, das 7h30 às 17h, e tem como objetivo sensibilizar a criança com relação ao Universo, despertar a consciência ecológica e desenvolver a curiosidade científica.
As escolas irão seguir o calendário programado com temas de acordo com os anos. Os estudantes terão acesso a temas como "O que é astronomia", "Cor e idade das estrelas", "A Terra: único planeta onde existe vida", "Uma constelação a sua lenda", "O Cruzeiro do Sul e a orientação através das estrelas", entre outros.
Ao final da apresentação, o videoclipe da música “What A Wonderful World”, do cantor norte-americano Louis Armstrong, mostra a beleza dos inúmeros recursos naturais do planeta.
Projeto Móbile
Há 23 anos o Projeto Móbile se dedica exclusivamente a ensinar astronomia e valores humanos, levando o planetário a escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Por trás do espetáculo existe um trabalho pedagógico responsável e comprometido com apresentações permeadas de temas contidos nas propostas curriculares, principalmente na área de ciências e educação ambiental, que podem ser explorados em discussões posteriores em sala de aula. A inserção desses temas enriquece o trabalho, resultando em provocações criativas que agregam no processo de ensino e aprendizagem.
