Ciência e Tecnologia

Araçatuba receberá feira de ciências em parceria com a Nasa

Feira é considerada uma das maiores do segmento na América do Sul; são esperadas mais de 15 mil pessoas

Da redação  - Hojemais Araçatuba 
29/06/19 às 12h20
Alunos dos cursos de engenharia e docentes estiveram nos EUA, em 2017, participando de evento do segmento (Foto: Divulgação)

Araçatuba recebe nos dias 24 e 25 de setembro a feira de ciências e tecnologia “Science Days”. O evento é uma parceria entre o Unisalesiano e a Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos) e pretende receber mais de 15 mil participantes, entre jovens, crianças, empresários, cientistas e interessados.

De acordo com um dos membros da comissão organizadora do evento, o docente Rodrigo Simon, o “Science Days” é uma feira inspirada no “Dia do Espaço”, que acontece na Flórida (EUA). O objetivo é incentivar e motivar jovens, pais e educadores, e mostrar a importância da ciência e da tecnologia por meio da educação científica.

O encontro irá promover palestras e conversas com cientistas, astronautas e diretores da Nasa. Segundo o docente Edval Rodrigues de Viveiros, que também integra a organização da feira, haverá uma exposição especial em comemoração aos 50 anos da Missão Apollo.

Viveiros explica que estarão a mostra vários itens de missões Apollo, como trajes espaciais, alimentação de astronauta, equipamentos eletrônicos, réplicas em escala de diversas naves e módulos, além da apresentação dos veículos de exploração espacial chamados de “rovers”.

Mostra

“Haverá exposição de empresas renomadas em diversas áreas como automação industrial e agrícola, geração e distribuição de energia elétrica convencional, solar e fotovoltaica, realidade virtual e aumentada, e tecnologia aeroespacial, além de escola de tecnologia que trabalha com robótica, como drones, e empresa de tecnologia do segmento de saúde, como próteses e equipamentos médico-hospitalares.

“Teremos também mostra de trabalhos científicos de escolas públicas municipais e estaduais, bem como de escolas particulares e, ainda, de escolas da rede Sesi de Penápolis, Birigui, Araçatuba e Guararapes, e do Senai de Araçatuba, que apresentarão projetos na área de mecânica, eletrônica, robótica, mobilidade urbana, FabLab e experimentos científicos”, afirma a instituição.

O evento ainda traz mostras tecnológicas e científicas de trabalhos, projetos e protótipos desenvolvidos por acadêmicos do Unisalesiano.

União


A parceria surgiu quando Simon também já esteve participando, em 2016, da “Innovation Week”, evento que promove uma semana de imersão no Programa Inovação e Tecnologia, na agência espacial americana. Na época, o convite partiu do diretor do Kennedy Space Center Academy e presidente da Câmera Brasil-Flórida de Comércio, Jefferson Michaelis.

Após esse encontro, Michaelis esteve na instituição, em Araçatuba, participando de palestra na Semana de Engenharia, também no ano de 2016.

A partir dessa parceria, alunos dos cursos de engenharia e docentes puderam participar, nos EUA, da “Innovation Tech Week Draft”, em 2017. Os acadêmicos apresentaram projetos como o Clinostat 3D, Exoesqueleto para membros superiores, Controle de mão biônica por interface cérebro-máquina e os óculos para deficientes visuais.

Premiação

Em parceria com a Diretoria de Ensino da região de Araçatuba, e com o apoio das diretorias de Penápolis, Birigui e Andradina, a “Science Days” terá também um concurso de redação que premiará o melhor trabalho. O tema é “Perdido em Marte”. Podem participar alunos de escolas públicas e privadas.

Como prêmio, o aluno ganhará uma viagem para a Nasa Kennedy Space Center, na Flórida.

Para participar das atividades, é necessário que o interessado faça o credenciamento no site do Unisalesiano, pelo endereço: www.unisalesiano.com.br, e redes sociais do Science Days Araçatuba.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.