Ciência e Tecnologia

O futuro do mercado de trabalho

"Hoje, já fazemos reuniões on-line pela internet, mas a Microsoft já está oferecendo às empresas a opção de realizarem essas reuniões em ambientes virtuais imersivos e descrevem isso como 'uma porta de entrada para o metaverso'"

Cássio Betine *
20/03/22 às 11h00
(Foto: Mohamed Hassan/Pixabay)

São bem claros os impactos que o mercado de trabalho vem sofrendo nos últimos tempos, principalmente nas duas últimas décadas, onde as transformações digitais avançaram de forma avassaladora. Foi nesse período que migramos da comunicação por voz para uma comunicação também de textos, imagens e vídeos (WhatsApp), que revolucionou completamente a forma de interagirmos com as pessoas e fazermos negócios.

Além disso, muitas outras ferramentas digitais proporcionaram novos caminhos para comprar e vender produtos e serviços: redes sociais, e-commerce, marketplaces etc.

Somando a esse rápido desenvolvimento tecnológico, uma pandemia assolou o mundo todo trazendo como consequência uma radical mudança de hábito das pessoas e no seu comportamento social.

Um estudo realizado recentemente pela Wunderman Thompson - uma agência global de comunicação de marketing com sede em Nova York -, produziram um vasto relatório apontando para algumas tendências sobre vários temas, entre eles o futuro do mercado de trabalho, que é pauta desse artigo. 

Nesse tema destacam-se o MetaWork , que é o trabalho dentro do metaverso. Hoje, já fazemos reuniões on-line pela internet, mas a Microsoft já está oferecendo às empresas a opção de realizarem essas reuniões em ambientes virtuais imersivos e descrevem isso como “uma porta de entrada para o metaverso”.

Outra tendência estudada é a Requalificação dos Funcionários . As empresas estão percebendo que a maneira mais rápida e eficaz de manter o ritmo é aprimorando periodicamente a força de trabalho de seu time, onde a faculdade especializada ou pós-graduação já tenha sido um pré-requisito, mas agora estão incentivando os funcionários a aprender conforme avançam em suas atividades.

Também é fato o crescimento acelerado dos Nômades Digitais , que estão fazendo com que empresas e governos repensem seus planos e leis para atender essa demanda. Nômades digitais são aqueles profissionais que podem produzir seu trabalho de qualquer lugar que estejam bastando ter em mãos um smartphone, um computador e internet. Alguns planos de saúde estão tendo que se mexer para garantir atendimento a esse tipo de profissional, uma vez que seus planos tem cobertura somente dentro de um país. Governos também estão procurando se adequar criando leis para receber esse tipo de profissional em seus países.

Como percebe-se, os desdobramentos dessa evolução estão acontecendo. Abordamos aqui somente alguns para que tenhamos uma noção do que está por vir. Para acessar o relatório completo: The Future 100 - Trends and change to watch in 2022 .

 

(Foto: Arquivo pessoal)


*Cassio Betine é head do ecossistema regional de startups, coordenador de meetups tecnológicos regionais, coordenador e mentor de Startup Weekend e pilot do Walking Together. Cássio é autor do podcast Drops Tecnológicos


** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.

Gostaria de ter artigos publicados no Hojemais Araçatuba? Entre em contato pelo e-mail redacao@ata.hojemais.com.br

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.