Em sua 21ª edição, e após dois anos com atividades exclusivamente on-line em virtude da pandemia, o projeto Cosmos retoma as ações presenciais no Sesc Birigui, que incluem o tradicional ciclo de palestras, espetáculos de teatro e literatura, oficinas de tecnologia a artes visuais e vivência de planetário.
Idealizado pelo Inape (Instituto Araçatubense de Pesquisas Espaciais) e realizado pelo Sesc Birigui, a iniciativa promove uma reflexão sobre a condição humana na Terra e no universo, a partir de uma abordagem educativa.
As ações têm como objetivo a democratização da informação, aproximando o cidadão da ciência. O projeto acontece desde 2001 e as atividades eram realizadas em Araçatuba no Senac e no teatro municipal Castro Alves. Desde 2018, a programação ficou concentrada no Sesc Birigui.
Palestras
A principal e mais esperada ação do projeto Cosmos é seu ciclo de palestras, que neste ano será realizado de 28 de junho a 1º de julho (terça a sexta), sendo uma palestra por dia, no teatro, sempre com início às 20h. Para acessar o teatro, não é necessário retirar ingressos, as palestras são gratuitas e limitadas à capacidade da sala. É recomendado chegar com antecedência ao local.
Para a edição de 2022, as palestras contam como temas como astroturismo, astrobiologia, astronomia e claro, ufologia. Os convidados são Daniel Mello (astrônomo do Observatório do Valongo - RJ) no dia 28 de junho, Rosa Maria Fernandes Scalvi, da Unesp de Bauru (SP) no dia 29 de junho, o ufólogo Jackson Luiz Camargo (conselheiro editorial da Revista UFO) no dia 30 de junho e Fabio Rodrigues (Instituto de Química da USP/SP) no dia 1º de julho.
Em 2022, o projeto celebra também a retomada das atividades presenciais, em especial as palestras, aproximando o público dos pesquisadores. Entretanto, para quem está longe ou não pode se deslocar até o Sesc Birigui, serão mantidas as transmissões ao vivo dos encontros, no portal https://www.sescsp.org.br/projetos/cosmos/ e no canal do Youtube do Sesc Birigui. A mediação entre convidados e público será conduzida no palco pela jornalista Polyana Moda, que já trabalhou no projeto na edição de 2019. Tanto as transmissões quanto os encontros presenciais contam com interpretação em LIBRAS e possuem recomendação etária para maiores de 14 anos.
Oficinas e cinema
O Cosmos promove ações para o público de todas as idades, que conta ainda com uma programação diversificada de oficinas para uma imersão com a temática. As arte educadoras Karen Keppe e Camila Danieletto conduzem de 28 de julho a 2 de julho o curso que ensina o público a construção de uma mochila carregadora de energia solar.
Nos dias 2 e 3 de julho (sábado e domingo) jovens e adultos podem participar das oficinas de bonecos artesanais com a artista plástica Andréia Kusaba, que ensinará diversas técnicas para a confecção dos bonecos inspirados na Princesa Léia (Star Wars) e do alienígena Baby Groot (Guardiões da Galáxia). Para os interessados em fotografia, o educador e astrônomo amador Daniel Freitas (USP/SP) guiará os participantes nas técnicas acessíveis para a fotografia de corpos celestes, na oficina de astrofotografia, no dia 2 de julho. As oficinas possuem inscrições antecipadas pelo portal e são gratuitas.
A programação de cinema do Sesc Birigui também embarca no projeto Cosmos, para uma viagem distante com a exibição do longa metragem Interestelar, dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Matthew McConaughey e Anne Hathaway. O filme é recomendado para maiores de 10 anos e foi vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 2015. A exibição será no dia 3 de julho, às 15h no teatro do Sesc Birigui e não necessita de retirada de ingressos, limitado apenas pela capacidade da sala.