A Câmara dos Vereadores de Birigui (SP) aprovou, na noite desta terça-feira (7), projetos de criação de uma semana de conscientização e combate ao escorpionismo e campanha permanente em defesa dos direitos das mulheres.
De autoria dos vereadores Paulo Sergio de Oliveira, o Paulinho do Posto (Avante), e Osterlaine Henriques Alves, a Dra. Osterlaine (União), a Semana de Conscientização, Combate e Prevenção ao Escorpionismo tem como objetivo principal a conscientização da população para evitar fatalidades, utilizando-se de medidas preventivas e corretivas no ambiente e educacionais. A realização de ações será na quarta semana do mês de setembro.
Segundo os autores, o texto nasceu após uma situação gravíssima, que foi a morte de um menino de 4 anos, no pronto-socorro municipal, em janeiro deste ano, por picada do aracnídeo.
“O escorpionismo é o envenenamento pela picada do escorpião, um animal de mata e hábitos noturnos que se adaptou muito bem no meio urbano”, explicou Dra. Osterlaine, ressaltando que cada munícipe deve fazer a sua parte, com a limpeza de jardins e entulhos, e medidas preventivas como sacudir roupas e calçados, afastar berços e camas de paredes, entre outras. “São hábitos óbvios que a gente acaba não fazendo”, disse.
Paulinho do Posto citou aumento de 149% das notificações de acidentes com escorpiões e mostrou um folder que já existe no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) com orientações sobre os escorpiões que poderá ser distribuído em massa durante essa semana de conscientização.
Vários vereadores usaram a tribuna para destacar a importância do projeto.
