Política

Parlamento Regional de Araçatuba elege diretoria

Dr. Alceu, que vinha encabeçando o projeto, foi escolhido por aclamação como presidente

Da Redação - Hojemais Araçatuba
23/05/22 às 19h21
Dr. Alceu foi eleito presidente por aclamação durante reunião on-line com a participação de presidentes de Câmaras e vereadores de nove das 20 cidades integrantes (Foto: Divulgação)

O Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Araçatuba (SP) elegeu na manhã desta segunda-feira (23), sua diretoria durante reunião on-line com a participação de presidentes de Câmaras e vereadores de nove das 20 cidades integrantes. A data da posse ainda será marcada para que sejam criadas as respectivas comissões, como a de saúde, segurança, meio ambiente, entre outras. 

O presidente da Câmara de Araçatuba, Alceu Batista de Almeida Júnior (PSDB), o Dr. Alceu, vinha encabeçando o projeto e foi escolhido por aclamação como presidente. A comissão tem quatro vice-presidentes: André Luiz Marques da Silva, o Du (Brejo Alegre); Antônio José de Oliveira Júnior, o Tonhão da Editora (Buritama); Jefferson Weslley Bernardo, o Gê da Autoescola (Aracanguá); e Ronaldo Maestá (Coroados). 

Também compõem a diretoria o presidente da Câmara de Birigui, César Pantarotto Júnior (PSD), que é secretário-geral. Ele também encabeça o projeto desde o início. O cargo de primeiro-secretário será ocupado por Márcio Batista de Carvalho, o Zinho, (Turiúba), e o segundo-secretário por Edi Carlos Silva Lopes, o Joinha (Lourdes).

Baixa adesão

Segundo o que foi divulgado à imprensa, há semanas Dr. Alceu e Cesinha vêm mantendo contato com todos os presidentes das Câmaras do Aglomerado Urbano de Araçatuba, para que participem do Parlamento Regional e convidem outros vereadores, mas a adesão vem sendo baixa.

"Acredito que seja por desconhecimento da importância de unir forças para que nossa região tenha mais representatividade com o governo do Estado ao solicitar benefícios", avalia Dr. Alceu. De acordo com ele, a partir de agora serão visitadas todas as cidades que ainda não participam para informar e tentar convencer os vereadores.

Nova Regionalização

Os Aglomerados Urbanos fazem parte da nova regionalização do Estado e já foram criadas as regiões metropolitanas de São José do Rio Preto, Piracicaba e Jundiaí. No caso de Araçatuba, cuja região ia de Penápolis a Castilho, na divisa com Mato Grosso do Sul, a região metropolitana é composta por 20 cidades. Penápolis e Andradina encabeçam blocos independentes.

O projeto do governo do Estado que cria esses novos aglomerados da região ainda vai para votação na Alesp (Assembleia Legislativo do Estado de São Paulo) e vem sendo desenvolvido com a ajuda da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo).

Um dos diretores da entidade, Luís Mário Marinho esteve em Araçatuba em 13 de abril para tirar dúvidas e explicar como será seu funcionamento.

Frente Parlamentar

Dr. Alceu e Cesinha encabeçam a iniciativa para unir as Câmaras na Frente Parlamentar de Desenvolvimento Regional. O grupo é formado pelos presidentes do Legislativo das quatro maiores cidades: Araçatuba, Birigui, Penápolis e Andradina.

Essa união busca valorizar o trabalho do Legislativo e já resultou na criação de um projeto em comum, que é a proibição da comercialização de objetos furtados em cemitérios, o que dificulta o crime entre os municípios.

Ela permitiu ainda a solicitação de benefícios para a região, entregues pessoalmente por Dr. Alceu, representando a Frente Parlamentar, ao governador Rodrigo Garcia (PSDB) durante visita a Araçatuba, no último dia 13.

"Quanto mais cidades da região se unirem nessas duas iniciativas, mais força teremos. Por isso, precisamos conscientizar nossos colegas parlamentares que essa é uma ação apartidária, que vai beneficiar a população" , esclarece.

Foto: Divulgação
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2022 - Grupo Agitta de Comunicação.