Política

Pré-candidato à Câmara Federal, Cido Saraiva enfrenta câncer

Conhecido por ações voluntárias voltadas para pessoas e famílias em tratamento contra a doença, Cido Saraiva fará cirurgia para retirada da vesícula nesta quinta-feira

Aline Galcino - Hojemais Araçatuba
12/04/22 às 19h10

Apoiador de ações voluntárias voltadas para pessoas e famílias em tratamento contra o câncer, Aparecido Saraiva da Rocha, o Cido Saraiva (MDB), 59 anos, de Araçatuba (SP), está enfrentando a doença.

A cirurgia para retirada da vesícula, onde foi encontrado um tumor, será realizada nesta quinta-feira (14), e a recuperação do procedimento é que vai ditar o rumo do político, que é pré-candidato à Câmara Federal.

Segundo Cido Saraiva, o tumor foi descoberto há cerca de dois meses, em uma consulta de rotina, em Araçatuba, onde fará o tratamento. Desde então, ele perdeu nove quilos. Por enquanto, o ex-parlamentar diz que não é possível afirmar se é benigno ou maligno. Após a retirada do órgão, o material será enviado para biópsia.

“Estamos aqui, pedindo a Deus para que tudo dê certo. Se eu disser que isso não mexe com o psicológico, estarei mentindo, mas tenho família e amigos me dando forças, fazendo orações e a gente vai encarando. Vamos encarar mais esse desafio e se Deus quiser, vai dar tudo certo”, disse.

Cido Saraiva foi vereador por três mandatos consecutivos (Foto: Divulgação)

Voluntariado

O político destaca que as ações de apoio a famílias em tratamento contra o câncer tiveram início há quase 15 anos e hoje é ele quem passa pelo difícil processo.

O primeiro projeto do político na área foi a casa de apoio na cidade de Barretos, que ainda se mantém, e dois anos depois, a casa de apoio em Jales, que foi fechada no ano passado por falta de recursos financeiros.

A casa de Barretos recebe pacientes de Araçatuba que buscam tratamento no Hospital do Amor. Abriga até 20 pessoas por vez, oferecendo cama, chuveiro, cozinha, alimentação, etc., sem nenhum custo a pacientes e acompanhantes.

Além das casas de apoio, Cido Saraiva mantém uma casa de fisioterapia em Araçatuba, onde o serviço é prestado por profissionais mediante pagamento de uma taxa simbólica. O foco também é pessoas em tratamento contra o câncer.

Futuro

Sobre o futuro político, Cido diz que ainda é incerto. “Se eu estiver bem após a cirurgia eu vou disputar (as eleições para deputado federal). Se eu não estiver bem, não vai ter como. Mas o médico me deu muita tranquilidade, estou confiante que tudo vai dar certo”, disse ressaltando que entrega o destino nas mãos de Deus. “Deus sabe dos momentos da vida da gente e temos que ter força para superar isso daí e encarar mais um desafio”.

Ex-vereador em Araçatuba por três mandatos consecutivos, sendo em um deles o parlamentar mais votado, o emedebista foi candidato a prefeito nas eleições de 2020 e obteve 25.780 votos.

Disputou por duas vezes uma vaga na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Na primeira, em 2014, obteve 32.214 votos e na segunda, em 2018, conquistou a preferência de 43.175 eleitores, porém não conseguiu o pleito.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
  27/05/26 às 18h36
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.