O ex-ministro do Meio Ambiente e candidato a deputado federal pelo PL-SP, Ricardo Salles, foi surpreendido por um grupo de manifestantes em Araçatuba (SP), na noite desta segunda-feira (22).
Ele chegava à sede do Rotary Club, na avenida Saudade, onde daria uma palestra sobre meio ambiente, quando foi recebido por sete integrantes do PSOL que gritavam: "ecocida", "fora Salles", "destruidor da Amazônia", "sai daqui", "fora Bolsonaro", "fora Salles". Além das palavras, foi jogado pó de serra no ex-ministro. (Veja vídeo no final do texto)
Matheus Lemes, que é candidato a deputado estadual pelo PSOL-SP , estava no grupo. Ele afirma que a manifestação foi motivada pelo evento.
"Chamar alguém que está sendo acusado de facilitação de exploração ilegal de madeira para falar de meio ambiente é como se colocassem um lobo para falar sobre como cuidar das ovelhas. É uma hipocrisia e absurdo dos grandes. Ainda mais de uma instituição que não permite manifestação política-partidária em suas instalações", explicou.
Rotaractiano, Lemes disse que antes de começar o evento, entrou no salão e exigiu que os presentes tirassem as camisetas de cunho político-partidário, com números de candidatos, visto que o estatuto do clube proíbe esse tipo de ação. "Eles trocaram, mas se não tivéssemos ido lá eles estariam fazendo propaganda tranquilamente", disse.
Bate-boca
Segundo o candidato do PSOL, embora tenha tido um episódio recente de bate-boca de um candidato de seu partido com o ex-ministro na cidade de Franca, a ação em Araçatuba não foi orquestrada pela legenda, mas partiu do grupo.
No sábado (20), o candidato a deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL-SP) bateu boca com Salles durante campanha nas ruas de Franca, após chamá-lo de "ecocida". O ex-ministro se irritou com as acusações, atacou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chegou a colocar o dedo no rosto de Cortez.
