Política

Vereador de Birigui aparece em reportagem no Fantástico e gera especulações

Vadão da Farmácia foi mestre de cerimônia na sessão solene de entrega de Título de Cidadão Agudense ao médico Cleudson Garcia Montali

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
05/10/20 às 20h30
Vadão foi o mestre de cerimônia na sessão solene realizada em estância de Agudos, município na região de Bauru (Foto: Reprodução de vídeo)

Chamou a atenção na noite de domingo (4), a presença do vereador de Birigui (SP) Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia (PTB), em reportagem exibida pelo Fantástico, na Rede Globo, sobre a operação Raio X, deflagrada na semana passada pela Polícia Civil de Araçatuba (SP) contra investigados por suposta fraude para desvio de dinheiro público da área da Saúde.

A imagem do parlamentar apareceu em vídeo da sessão solene para entrega do Título de Cidadão Agudense ao médico Cleudson Garcia Montali, 46 anos. Ele é de Birigui e apontado pela investigação como sendo o chefe da organização envolvida nas supostas fraudes.

O vídeo, que está disponível na página da TV Câmara de Agudos, tem data de 6 de julho do ano passado. Ele foi ao ar porque um dos vereadores de Agudos, cidade na região de Bauru, está entre os investigados e também teve a prisão temporária decretada pela Justiça.

Como no início do ano a Polícia Civil cumpriu mandado de busca no gabinete de Vadão na Câmara de Birigui, relacionada a essa investigação, houve várias especulações após a imagem dele ser exibida na reportagem do Fantástico.

Apontado como líder do suposto esquema de desvios de dinheiro público da área de Saúde, Cleudson recebeu título de Cidadão Agudense (Foto: Repodução de vídeo)

Mestre de Cerimônia

O Hojemais Araçatuba procurou o vereador de Birigui questionando o motivo de ele estar presente na cerimônia e ele explicou que atuou como mestre de cerimônia, apresentando o evento, realizado em uma estância da cidade.

Por ser o mestre de cerimônia da sessão solene foi que Vadão apareceu ao fundo, quando foi exibida a imagem do vereador de Agudos que está entre os investigados.

De acordo com o parlamentar de Birigui, o convidado para apresentar a cerimônia foi o radialista Paulo Brito, também de Birigui, que esteve presente no evento. Porém, devido ao radialista ter dificuldade em ler, por problemas de visão, ele teve que substitui-lo.

“O Paulo Brito foi convidado para ser o mestre de cerimônia, mas como não tinha condições de ler, eu tive que assumir. Foi isso”, argumentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Radialista

Paulo Brito também foi ouvido pela reportagem e confirmou ter sido convidado pela organização da sessão solene para ser o mestre de cerimônia do evento.

Porém, de acordo com ele, devido à dificuldade de leitura que possui por conta dos problemas de visão, não pode assumir a função, que foi repassada a Vadão. “Se fosse só para chamar os participantes ao microfone, eu poderia fazer com o auxílio de outras pessoas, mas como tinha que ler, não pude fazer”, disse.

Ainda de acordo com o radialista, todos os vereadores de Birigui foram convidados para a sessão que concedeu o Título de Cidadão Biriguiense a Cleudson.

Operação

A Operação Raio X foi deflagrada na terça-feira (29), com a expedição de 62 mandados de prisão temporária e 237 mandados de busca e apreensão para serem cumpridos em endereços de Penápolis, Araçatuba, Birigui, Osasco, Carapicuíba, Ribeirão Pires, Lençóis Paulista, Agudos, Barueri, Guapiara, Vargem Grande Paulista, Santos, Sorocaba, bem como em cidades do Pará, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Não houve endereços relacionados a Vadão para cumprimento de mandados de busca durante a operação, mas o vereador de Birigui José Roberto Merino Garcia, o Paquinha, está entre os que tiveram a prisão temporária cumprida.

Os mandados foram expedidos pelas Justiças de Penápolis e Birigui. Segundo a polícia, até quinta-feira (1), dos 64 investigados, 45 haviam sido presos temporariamente e seis foram presos em flagrante durante o cumprimento dos mandados de busca.

LEIA TAMBÉM
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM POLÍTICA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.