Economia

Em TL, rebanho bovino é reduzido em 50% nos últimos anos 

No passado, Três Lagoas chegou a ter um rebanho de um milhão e duzentas cabeças de gado. 

Ana Carolina Kozara e Aurora Villalba - Hojemais Três Lagoas
26/10/19 às 08h31
Ivan Carrato presidente do Sindicato Rural (Foto: Aurora Villalba)

O rebanho de corte de Três Lagoas já figurou entre os maiores do estado, competindo diretamente com as cidades de Corumbá e Ribas do Rio Pardo, porém durante os últimos 14 anos, a quantidade de cabeças de gado no município reduziu significativamente.

No passado, Três Lagoas chegou a ter um rebanho de um milhão e duzentas cabeças de gado, atualmente, de acordo com levantamento realizado pelo Sindicato Rural de Três Lagoas, o município conta com 600 mil animais, uma redução de 50% do rebanho.

De acordo com o presidente do Sindicato, Ivan Carrato, o município possui 1 milhão de hectares, sendo destes 300 mil destinados à plantação de eucalipto e o restante continua sendo pastagens, porém estas foram plantadas há cerca de 40 anos.

Com a perda da qualidade das pastagens, o produtor rural percebe a demora na engorda do rebanho e precisa investir em insumos como sal proteico e ração para a garantir a engorda do boi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista ao Hojemais, Ivan afirma que o produtor precisa se profissionalizar para aumentar sua lucratividade e, consequentemente, ampliar o tamanho do rebanho de Três Lagoas.

O presidente do sindicato conta que existe tecnologia adequada para que a recuperação das pastagens e aqueles que procuram este tipo de auxílio, encontram mais facilidade em sobreviver na área de bovinocultura de corte.

O sindicato tem parceria firmada com o Senai de Três Lagoas e oferece auxílio técnico gratuito para os produtores rurais do município, realizando o acompanhamento e apresentando as técnicas necessárias para aprimorar as pastagens.

Atualmente 101 proprietários são atendidos pelo programa, deste 33 são da bovinocultura de corte e já perceberam as mudanças em suas pastagens.

Ivan conta que os interessados em participar da Assistência técnica e gerencial em bovinocultura de corte já podem realizar a pré-inscrição para a assistência que será ministrada em 2020. O telefone para contato é 3521-4049.

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM ECONOMIA
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
Daniele Brito
materia03@hojems.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2020 - Grupo Agitta de Comunicação.