Ciência e Tecnologia

Citizen developer

"Então, basta que a mente se abra para essas novidades, para aprender, usar e criar soluções para o dia a dia. Quem sabe sua ideia possa revolucionar o mundo!"

Cássio Betine*
27/06/21 às 17h00

Quem nunca teve uma ideia para a solução de algum tipo de problema, ou no mínimo, para melhorar algo que já exista? Buscar soluções para problemas do cotidiano é da natureza humana. Sempre o homem buscou aperfeiçoar as coisas ao seu redor com o intuito de melhorar sua condição de vida, de existência. E claro, as tecnologias sempre estiveram presentes nesse cenário.

Hoje, num momento crescente das tecnologias digitais, muitas dessas soluções são baseadas nelas. Aplicativos para tudo que podemos imaginar, IOT (Internet das Coisas) onde os objetos estão praticamente falando com as pessoas, IA (Inteligência Artificial) que já está até criando chips processadores para si mesma. E tudo isso precisa de uma coisa fundamental: de programação.

Citizen Developer, ou Desenvolvedor Cidadão, vem romper com o paradigma de que somente profissionais técnicos podem programar sistemas. É uma atividade que permite que qualquer um seja capaz de criar e alterar programas, mesmo sem ter conhecimento sobre programação. Ainda que nem sejam formados em TI (Tecnologia da Informação).

Atualmente existem ferramentas que possibilitam exatamente isso, são as IDEs - Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) que disponibilizam recursos gerais para desenvolvimento em interface gráfica, intuitivas e de fácil manejo.

(Ilustração: Divulgação)

É comum estabelecermos obstáculos para algum tipo de ideia que envolva programação. Essa palavra ainda assusta e nos remete a algo que exija anos de dedicação e aprendizado. Mas, tudo indica que as crianças de hoje, em breve, também poderão criar seus próprios programas sem a necessidade de serem especialistas no assunto. 

Segundo especialistas, outra vantagem do Desenvolvedor Cidadão é que, dentro do ambiente corporativo, os profissionais obterão mais eficácia na resolução de contratempos e na otimização de processos, os tornando capazes de alcançar exatamente onde está o problema, possibilitando que eles promovam seu trabalho com maior velocidade e simplicidade. 

Um exemplo bem simples para ilustrar esse acesso às tecnologias de programação, são os programas de desenvolvimento de site que, hoje, qualquer pessoa, sem nenhum conhecimento de programação, pode criar e publicar um do zero. Antes, algo impensável.

Então, basta que a mente se abra para essas novidades, para aprender, usar e criar soluções para o dia a dia. Quem sabe sua ideia possa revolucionar o mundo! Algumas dicas estão no link da IDEs.

(Foto: Arquivo pessoal)

*Cassio Betine é head do ecossistema regional de startups, coordenador de meetups tecnológicos regionais, coordenador e mentor de Startup Weekend e pilot do Walking Together. Cássio é autor do podcast Drops Tecnológicos

** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação.

Gostaria de ter artigos publicados no Hojemais Araçatuba? Entre em contato pelo e-mail redacao@ata.hojemais.com.br

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Empresa Jornalística e Editora LTDA
32.184.870-0001/54
Editor responsável:
Aline Galcino - MTB: 43087/SP
aline.galcino@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2021 - Grupo Agitta de Comunicação.