AO VIVO
Saúde

Anvisa aprova uso de medicamento para doença pulmonar obstrutiva crônica

O fármaco já possuía aprovação para outras doenças inflamatórias relacionadas aos eosinófilos.

Da Redação
26/04/26 às 15h09
(Foto: Divulgação)

A Anvisa aprovou uma nova indicação terapêutica para o medicamento biológico Nucala, que passa a ser utilizado no tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Resolução RE nº 1.583/2026.

Com a atualização, o medicamento poderá ser usado em adultos como tratamento de manutenção adicional para casos de DPOC não controlada, especialmente em pacientes que apresentam níveis elevados de eosinófilos no sangue.

Segundo a Anvisa, o uso do Nucala deve ser feito em conjunto com o tratamento padrão da doença, que inclui corticoides e broncodilatadores de longa duração (LABA/LAMA). O medicamento não é indicado para crises agudas e deve ser administrado com prescrição e acompanhamento médico especializado.

O fármaco já possuía aprovação para outras doenças inflamatórias relacionadas aos eosinófilos, como asma eosinofílica grave, granulomatose eosinofílica com poliangeíte, síndrome hipereosinofílica e rinossinusite crônica com pólipos nasais.

Sobre a doença

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma condição respiratória crônica e progressiva que dificulta a passagem do ar pelos pulmões. A doença provoca inflamação e espessamento dos brônquios, além de danos ao tecido pulmonar, comprometendo a respiração.

Dados globais apontam que cerca de 480 milhões de pessoas conviviam com a doença em 2020. A condição está associada a exacerbações frequentes, maior risco de hospitalizações e aumento da mortalidade.

A orientação é que pacientes busquem avaliação médica para diagnóstico e definição do tratamento mais adequado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM SAÚDE
Franquia:
Três Lagoas MS
Franqueado:
Empresa Jornalística e Editora Hojemais Ltda.
01.423.143/0001-79
Editor responsável:
WESLEY MENDONÇA SRTE/SP46357
atendimento@agitta.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.