Opinião

A retomada das atividades, o meio ambiente do trabalho e a pandemia

"O retorno das atividades implica na exposição do trabalhador ao risco de contaminação e a responsabilidade pela preservação da saúde do empregado é do empregador"

Heloísa Helena Silva Pancotti*
19/08/20 às 10h38

A região de Araçatuba (SP) está na fase amarela com a retomada gradual das atividades comerciais. Foram autorizados a funcionar os restaurantes, comércio, academias e salões de beleza.

Muitas normas de natureza sanitárias foram expressamente regulamentadas nos decretos municipais. Porém, um aspecto extremamente importante vem sendo sistematicamente relativizado, o meio ambiente de trabalho e os equipamentos de proteção individual.

O retorno das atividades implica na exposição do trabalhador ao risco de contaminação e a responsabilidade pela preservação da saúde do empregado é do empregador. Partindo desta premissa, é importante considerar que estamos todos expostos aos efeitos da pandemia, no entanto, é dever do empregador fornecer o equipamento de proteção individual adequado aos seus empregados. As máscaras de tecido são boas soluções para uso doméstico, mas estão longe de configurarem EPI seguro.

O contato direito com o público exige o uso de máscara apropriada não permeável com selo do Inmetro, viseiras de proteção ocular e luvas. Outros EPI´s podem se fazer necessários a depender do grau de exposição ao risco de contágio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Caso o empregador não proceda à entrega do equipamento de proteção individual adequado, colher assinaturas que comprovem a sua entrega e fiscalizar o seu uso, conforme prevê a legislação relativa ao assunto, ele estará assumindo os riscos do adoecimento que possa causar aos funcionários, surgindo o dever de indenizar, independente de comprovação de culpa. Os valores podem aumentar se o adoecimento for de natureza grave ou deixar seqüelas permanentes.

Portanto, por mais que os empregador esteja se assegurando das medidas necessárias com relação à proteção dos clientes, não pode se esquecer de garantir a segurança de sua equipe de colaboradores, sob pena de ser futuramente responsabilizado por possíveis danos à saúde e integridade física, em último caso, até mesmo pela morte.

A retomada das atividades econômicas é importante, mas a situação exige rigor pois os riscos são muito altos.

Arquivo pessoal

*Heloísa Helena Silva Pancotti é advogada, consultora jurídica, professora universitária e autora da obra “Previdência Social e transgêneros”.

** Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação
 
Gostaria de ter artigos publicados no   Hojemais Araçatuba  ? Entre em contato pelo e-mail redacao@ata.hojemais.com.br  .

 RECOMENDADO PARA VOCÊ
 EM DESTAQUE AGORA
VEJA TODOS OS DESTAQUES
 ÚLTIMAS EM OPINIÃO
Franquia:
Araçatuba SP
Franqueado:
Connect Jornalismo Digital LTDA
48.486.487/0001-90
Editor responsável:
Lazaro Silva Júnior MTB 48158
lazaro.junior@ata.hojemais.com.br
Todos os direitos reservados © 1999 - 2026 - Grupo Agitta de Comunicação.