Acompanhado de vários atletas e dirigentes de federações esportivas e paradesportivas, o governador André Puccinelli assinou na sexta-feira (15) o decreto que regulamenta o Projeto MS Atleta e ainda garantiu que para 2014 os benefícios serão aumentados quantitativamente.
“Não dimensionávamos e ficamos surpresos com a importância deste auxílio aos atletas. Agora temos a noção da profundidade desta ação. Vamos aumentar os recursos frente às demandas do desporto olímpico e paralímpico. Vamos assegurar o estímulo governamental do Estado para os atletas das escolas e os que concorrem em competições nacionais, com isso queremos estimular os atletas para terem índices melhores”, garantiu o governador.
O projeto vai conceder ajuda de custo mensal para atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas individuais e coletivas em Mato Grosso do Sul. Este ano serão destinadas aos atletas 150 bolsas na categoria atleta estudantil, que vão receber R$ 350,00 como auxílio financeiro, e outras 50 bolsas no valor de R$ 800,00 para atender os atletas que fazem parte de categorias nacionais, totalizando R$ 1,2 milhão em investimentos estaduais.
Um avanço histórico para o esporte de Mato Grosso do Sul , segundo o diretor da Associação Campo-Grandense Paradesportiva Driblando as Diferenças – ADD, Paulo Moreno. “Este projeto representa um marco do desporto no Estado. Vamos ter nossa história divida em antes e depois deste projeto. Essa revindicação é antiga, queríamos muito que isso se tornasse realidade. Uma bolsa para o atleta vai representar melhor distribuição de renda, melhora de desempenho e mais valorização para que eles possam se dedicar mais ao esporte”, ressaltou Paulo Moreno.
O Bolsa Atleta vai beneficiar 80% de atletas olímpicos e paralímpicos e 20% nas demais modalidades que serão selecionados por um Conselho Gestor. “Este comitê vai receber as solicitações e analisar a realidade e necessidade de cada atleta”, detalhou o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Flávio Britto.
O Conselho Gestor do Projeto MS Atleta será composto por cinco membros (três representantes da Fundesporte, um representante de Federação Esportiva e um representante da Secretaria de Estado de Educação), todos nomeados pelo diretor-presidente da Fundesporte por um mandato de 2 anos. Caberá ao Conselho Gestor estabelecer critérios e normas para selecionar os atletas que receberão o benefício.
Aumento de investimento
Para investir ainda mais na formação de atletas sul-mato-grossense e garantir apoio estadual o governador André Puccinelli anunciou que para 2014 os repasses para o Projeto MS Atleta serão aumentados. O montante que garante auxílio financeiro mensal com recursos do Fundo de Investimento Esportivo (FIE), para praticantes de modalidades olímpicas e paralímpicas individuais e coletivas, tanto para atletas da categoria estudantil como para aqueles que treinam esporte de rendimento pararão de R$ 1,2 milhão para R$ 2,4 milhões, o dobro garantido atualmente. “Vamos aumentar de 150 para 250 as bolsas para estudantes da Categoria Atleta Estudantil e de 50 para 100 as bolsas para os atletas da Categoria Atleta Nacional”, descreveu o governador ao detalhar que o valor de R$ 350,00 passará para R$ 500,00 e o valor da bolsa de R$ 800,00, a partir do próximo ano será de R$ 1 mil.
O presidente da Federação de Muaythai de MS, Pedro Celestino Lopes Santana, disse que a criação da bolsa que favorece atletas na categoria de estudante vai trazer vários benefícios além da prática do esporte. “Esta bolsa vai estimular os alunos da rede pública e vai acabar trazendo mais alunos para a prática do esporte. Os critérios de seleção dos beneficiados vão envolver as notas, a frequência escolar e o desempenho dos alunos”, enfatizou.