Na tarde de ontem (27), o governador André Puccinelli (PMDB) assinou quatro ordens de serviço, em conjunto com o diretor-presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, autorizando o início das obras, que visam o atendimento de qualidade aos atuais clientes, além de acompanhar a demanda com o crescimento da cidade. No total, serão investidos R$ 59,9 milhões para melhorar o abastecimento de água e elevar o esgotamento sanitário em Três Lagoas a 97% de cobertura até 2014.
Grande parte dos recursos vai ser empregada pela Sanesul para ampliar o Sistema de Esgotamento Sanitário, com a implantação de estação de tratamento de esgoto - 278,62 quilômetros de rede coletora - construção de oito estações elevatórias, linhas de recalque, 2.100 metros de coletor tronco e 600 metros de emissário final. Os recursos são provenientes do PAC 2, obtidos pelo Governo de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, a ETE Jupiá vai ser ampliada, aumentando a capacidade de tratamento de 40 para 90 litros por segundo.
O restante do investimento será todo feito com recursos próprios da Sanesul. Um valor de R$ 10,4 milhões será utilizado nas obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Planalto/São João, que passará de 100 litros/segundo para 200 litros/segundo. Serão implantados 48,1 quilômetros de rede coletora, 1.518 ligações domiciliares, emissários, estação elevatória e outras obras complementares. Os recursos são financiados pelo Programa Saneamento para Todos.
Ainda no sistema de esgotamento, o Governo também autorizou contratação para elaboração de projeto básico e executivo já prevendo a ampliação dos serviços, garantindo a cobertura com o crescimento da cidade. O investimento é próprio, no valor de R$ 615,3 mil.
A quarta ordem de serviço, com custo de R$ 1,84 milhão, garantirá a reforma do prédio do escritório local, construção de um novo laboratório, ativação de dois poços, incluindo um que substituirá o poço Palmito. Segundo José Carlos Barbosa, até agosto acontecerá a desativação, com o novo poço já em funcionamento.
Nesse conjunto de obras está prevista também a implantação de uma estação elevatória e rede de distribuição para atender o Residencial Novo Oeste e elaboração de projeto básico e executivo para ampliação do sistema de abastecimento de água.
O presidente da Sanesul ainda anunciou que já negociou e deixou aprovado junto ao Ministério das Cidades a captação de mais R$ 86 milhões para saneamento básico no município.
Além da prefeita Márcia Moura, o evento foi prestigiado pela vice-governadora e secretária de Governo, Simone Tebet; o secretário de Desenvolvimento Regional, Nelson Trad Filho; o deputado Eduardo Rocha; prefeitos de municípios vizinhos; vereadores de Três Lagoas; e funcionários da Sanesul.