Com os votos contrários dos vereadores Idevaldo Claudino (PT), Gil do Jupiá (PSD), Jorge Martinho e Beto Araújo, os últimos dois do PSD, a Câmara autorizou na sessão desta terça-feira (15) a prefeitura de Três Lagoas a contrair empréstimo junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 15 milhões. Os recursos, que visam ser utilizados na modernização e aperfeiçoamento do atendimento ao público, prevê a construção de um prédio de cinco andares para abrigar a maioria das secretarias que hoje se encontram em prédios alugados, incluindo um edifício de cinco andares locado desde 2005, no início do mandato da ex-prefeita Simone Tebet. Os recursos serão do PMAT (Programa Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos), uma linha de financiamento do BNDES e serão serão geridos pela Secretaria de Finanças.
Com a construção da sede própria, a expectativa é que se economize em torno de R$ 80 mil mensais, que atualmente são pagos de aluguel. Esse montante, conforme explicou o vereador Rialino (PMDB), será fundamental para o pagamento da parcela do empréstimo. O novo prédio será construído na antiga sede da prefeitura, na esquina da Avenida Antônio Trajano com a Rosário Congro. O prédio onde anteriormente funcionava a prefeitura, e que já abrigou também a Câmara de Vereadores, possui mais de quarenta anos. Atualmente ainda funcionam algumas repartições municipais, mas é insuficiente para abrigar toda a estrutura do Executivo. A sua fachada será mantida, tendo em vista a preservação do patrimônio histórico.
VOTOS CONTRÁRIOS
Entre os vereadores que votaram contra a liberação dos R$ os que justificaram foram Idevaldo, que julgou faltar informações importantes no projeto encaminhado pelo Executivo e Martinho, para quem não teria necessidade de a prefeitura contrair empréstimo para esta finalidade. Ele entende que com a própria arrecadação do município seria possível construir o prédio.