A exemplo do que já ocorre em várias regiões do Pais, em Três Lagoas já estão sendo coletadas assinaturas para que o movimento social denominado REDE Sustentabilidade possa ser homologado como nova legenda política do Brasil, que tem à frente a senadora Marina Silva. Serão necessárias 490 mil assinaturas em todo o País para viabilizar o novo partido. Em Três Lagoas, o trabalho está sendo coordenado por Edvaldo Cavalcante, o Bacurau, que já foi assessor parlamentar dos vereadores Jorginho do Gás (PSDB) e Ângelo Guerreiro (PSD). A sua meta é conseguir, pelo menos, 10 mil assinaturas em Três Lagoas e na região.
Bacurau disse que está em contato direto com os responsáveis pela REDE, em Brasília. Entretanto, afirmou que há uma liderança estadual com mandato eletivo interessada em assumir o partido, caso ele seja viabilizado. No seu caso, disse que não pretende ser o presidente local, mas pretende ser uma das lideranças.
O apoio à criação da nova legenda é feito por meio de assinaturas que, posteriormente, serão juntadas a outras até que sejam 490 mil e, desta forma, a Rede Sustentabilidade obtenha seu registro como partido político. O único requisito para assinar o documento é possuir o título de eleitor.
Bacurau enfatizou que o fato de assinar a ficha de apoio não significa nenhuma forma de vínculo com a REDE e, portanto, mesmo pessoas filiadas a outros partidos políticos podem manifestar apoio à criação da nova legenda.